TeraByte

Escola do Legislativo lança Cartilha de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Institucional

A cartilha digital norteia questões de conscientização e de combate ao racismo nas organizações públicas e privadas

por Weslley Raphael
29/11/2021 - 15h41

Escola do Legislativo lança Cartilha de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Institucional

Com o objetivo de encerrar o mês de celebração da Consciência Negra e de impulsionar a instituição de políticas sobre o assunto, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas lança hoje, segunda-feira (29/11), a cartilha digital "Direitos Humanos e o Combate ao Racismo", cujo conteúdo destaca a importância de falar sobre o racismo institucional.

Desenvolvida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, em parceria com a Defensoria Pública e o Centro de Liderança Pública – CLP, a cartilha contém 22 páginas e é dividida em cinco seções, que norteiam os subtemas: "O conceito de raça e cor"; "A origem do racismo"; "Expressões populares que refletem o racismo"; "Racismo Institucional"; e "Atitudes para combater o racismo institucional no setor público".

Para o coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura Teixeira, o material vem somar às diversas atividades que estão sendo desenvolvidas pela Escola, a qual, desde a sua criação em 2009, promove debates e incentiva a conscientização e a promoção de políticas públicas sobre diferentes temas sociais, culturais, políticos, entre outros.

Nesse sentido, a cartilha digital "Direitos Humanos e o Combate ao Racismo" tem como objetivo erradicar quaisquer formas de discriminação e preconceito, fomentando um ambiente igualitário para todos. "As instituições públicas precisam se atentar às questões sociais, aproximando a população do debate construtivo, para que políticas públicas eficazes possam ser criadas e colocadas em prática", reforça Guilherme Moura, que também chama a atenção sobre a importância das instituições privadas promoverem a conscientização no ambiente organizacional.

No dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Patos de Minas destacou, em seu perfil nas redes sociais, que o conhecimento e a empatia geram consciência. Além disso, reforçou a importância de toda a população combater diariamente o racismo, o preconceito e à desigualdade, por meio de posicionamentos embasados, debates construtivos e ações efetivas em prol de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

A cartilha está disponível gratuitamente no site institucional camarapatos.mg.gov.br, na aba Escola do Legislativo.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS