FPM

Trabalhos de resgate de corpo de sargento entra no terceiro dia em Paracatu

Represa tem aproximadamente oito metros de profundidade e pressão da água dificulta os trabalhos de resgate

por Weslley Raphael
16/02/2018 - 10h52

Equipes de resgate do corpo de Bombeiros continuam os trabalhos de retirada do corpo do Sargento Paulo Filho, de 43 anos, que morreu durante um treinamento na represa Boa Sorte, após ser sugado por um cano. O acidente aconteceu na zona rural do municipio de Paracatu,  a aproximadamente 30km da cidade.

Os trabalhos para resgatar o corpo do Sargento já entra no terceiro dia e revela um perigo que estava oculto em uma represa com aparência de calma e parada. No segundo dia, as equipes chegaram a bloquear a vazão da água no vertedouro da barragem na tentativa de reduzir a vasão da represa, mas não ocorreu como esperado. 

Segundo informações da Polícia Militar, toneladas de sacos com terra foram jogados no local, mas todo o material acabou sendo arrastado pela força água. Mesmo com as comportas fechadas, a vazão no vertedouro continuou muito alta, não sendo possível bloquear o vertedouro para diminuir a pressão na tubulação onde o corpo do Sargento está preso.

O comando da operação voltou para a estratégia inicial de abrir as comportas da barragem de forma controlada, para posteriormente realizar uma sangria da barragem. A operação de resgate conta com apoio de vários oficias experientes, como o próprio Coronel Moraes, 2°COB, o Major Marisguia da 4°Cia Independente e o Capital Caixeta, especialista na área. O plano de ação também foi discutido com vários outros militares especialistas em mergulho e salvamento aquático.

Segundo o comando da operação, esvaziar a barragem e fazer uma sangria posteriormente, seria a maneira mais viável para retirar o corpo do sargento, sem colocar em risco a vida de nenhum outro militar na ocorrência. Foi feita uma análise nas barragens a jusante para verificar qual seria a vazão máxima para esvaziar a barragem sem comprometer nenhuma barragem a baixo. A estimativa é que todo o processo possa demorar até três dias.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os trabalhos de resgate iniciaram na quarta-feira (14) por volta das 16h15min, e cessaram pela noite, devido os perigos noturnos para os mergulhadores. Os trabalhos de resgate retomaram na manhã de quinta-feira (15) e se estendeu durante todo o dia. Foi adotada no primeiro momento, uma estratégia inicial de abrir as comportas para diminuir o nível de água da represa, mas o resultado  não foi  satisfatório, uma vez que o nível da água desceu menos de 0,5 m ao invés dos 2 m que havia sido calculado.

Os trabalhos serão retomados nesta sexta-feira (16) com objetivo de conseguir retirar o corpo do sargento que está sendo sugado por um cano de 8 polegadas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Paracatu News.

OUTRAS NOTÍCIAS