Patos em Destaque
Academia Evolution

CORONAVÍRUS-SUS: APLICATIVO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE TIRA DÚVIDAS E ORIENTA A POPULAÇÃO

A ferramenta é gratuita e está disponível para usuários dos sistemas Android e iOS

WESLLEY RAPHAEL
SEXTA-FEIRA, 20/03/2020
Coronavírus-SUS: aplicativo do Ministério da Saúde tira dúvidas e orienta a população

Muitas são as informações compartilhadas pelas redes sociais a respeito do coronavírus. Manter-se informado é necessário, mas é preciso cautela para que não sejam espalhadas notícias inverídicas e que se instaure pânico entre as pessoas. Atento a isso, o Ministério da Saúde disponibilizou aplicativo sobre a doença Covid-19: o Coronavírus-SUS.

O objetivo da plataforma é facilitar o acesso a informações sobre o vírus e combater a propagação de notícias falsas. A ferramenta traz dicas de prevenção, descrição de sintomas e formas de transmissão. Além disso, os usuários do dispositivo podem consultar como funciona a vigilância e a notificação de casos no Brasil e tirar dúvidas sobre como é feito o diagnóstico da doença.

Outra funcionalidade que a plataforma oficial do Ministério da Saúde apresenta é a possibilidade que as pessoas têm de realizar autoavaliação de seu estado de saúde. Inicialmente, o usuário indica, em uma lista de sintomas, quais deles seu organismo manifestou, além de confirmar se teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 e se esteve no exterior nos últimos 14 dias.

Com base nas respostas, o aplicativo gera um resultado com a possível situação em que se enquadra a pessoa, informando as diretrizes a se adotar diante de cada caso. A plataforma possui também mapa com unidades básicas de saúde da região em que o usuário se encontra, mas, para que ele tenha acesso ao mapa, seu dispositivo móvel precisa estar com o GPS ativado.

Outro canal de comunicação disponibilizado pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é evitar a disseminação de fake news, é o número de Whatsapp (61) 99289-4640. Qualquer cidadão pode enviar, gratuitamente, mensagens com imagens e/ou textos recebidos nas redes sociais, para confirmar a veracidade da informação, antes de continuar compartilhando.

Coronabr - Plataforma digital de iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) que apresenta um enfermeiro virtual, o Coronabr orienta os usuários sobre quando procurar uma unidade de saúde ou um hospital. Pela ferramenta, o cidadão responde a alguns questionamentos e, em seguida, recebe orientações diante das informações apresentadas.

Projetado a partir da experiência em tecnologia da Pixit e do conhecimento técnico em saúde da Axonn, que elaborou o protocolo com o apoio do médico infectologista da USP Lucas Chaves, a plataforma pode ser acessada por meio do link Coronabr.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es