TeraByte

Saúde convida para o Dia de Conscientização sobre HIV/Aids

A ação especial ocorre em razão do Dia Mundial de Luta contra a Aids – 1º de dezembro

por Weslley Raphael
29/11/2021 - 10h54

Saúde convida para o Dia de Conscientização sobre HIV/Aids

O Serviço de Assistência Especializada da Prefeitura de Patos de Minas promove, em 3 de dezembro, o Dia de Conscientização sobre HIV/Aids. A ação acontece na sede do SAE/CTA (Rua Henrique Cota, 84, Bela Vista), das 9h às 17h, com distribuição de preservativos e oferta de aconselhamento por profissionais da saúde. Ficam disponíveis também testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. 

“Os testes são práticos, de fácil execução e fornecem os resultados de HIV, sífilis, hepatites B e C em no máximo 15 minutos”, explica a diretora de Serviços Especializados, Vanessa Borges. “Muitas pessoas infectadas com o HIV não apresentam nenhum sintoma por um período de até dez anos. Por essa razão, a única forma de descobrir se alguém está com o vírus é por meio do teste rápido e de exames laboratoriais”, acrescenta.

A ação especial ocorre em razão do Dia Mundial de Luta contra a Aids – 1º de dezembro, instituído para incentivar o combate e a prevenção à doença. A data também traz à tona a necessidade de se combater o estigma e a discriminação em relação as pessoas que vivem com o vírus HIV.

Sobre a Aids – A síndrome da imunodeficiência, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), é transmitida pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados, assim como pelo leite materno. O HIV afeta especificamente as células do sistema imunológico, que, sem o tratamento antirretroviral (TARV), torna o organismo incapaz de lutar contra as infecções ao longo do tempo.  

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS