Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Defesa Civil passa a contar com serviço de SMS para enviar mensagens de alerta de desastres e catástrofes naturais

Para receber os alertas gratuitamente basta o morador enviar seu CEP para o número 40199

por Weslley Raphael
18/01/2018 - 15h25

A população de Patos de Minas passou a receber, esta semana, avisos por SMS em caso de desastres naturais. O serviço tem como objetivo orientar quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

A mensagem de cadastro começou a ser enviada a partir do dia 15 de janeiro, para todos os telefones celulares ativos no estado de Minas Gerais e de mais dois estados brasileiros: Goiás e Mato Grosso do Sul.

O morador que, eventualmente, não receber o SMS, pode ele mesmo enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder a mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais.

O Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), 2º tenente BM João Fernandes Caixeta, avaliou que o serviço de SMS é mais uma ação inserida no contexto da Campanha da ONU e da Estratégia Internacional para a redução do risco de desastres, assim como do Marco de Sendai (2015 a 2030). “Com o serviço disponibilizado para Patos de Minas, o CICC e a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil (Compdec) prepara melhor e mais pessoas da comunidade frente às possibilidades de catástrofes e desastres naturais, principalmente em épocas de fim de ano, em que aumentam a incidência de chuvas, alagamentos envias públicas, tempestades, desmoronamentos e acidentes diversos”, avaliou Fernandes. 

Tenente Fernandes ainda avalia que “este canal vem somar forças aos canais já existentes como 193, 192, 199. É um grande avanço para a população de Patos de Minas e região.”

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS