TeraByte

Comissões permanentes da Câmara analisam projetos de lei

As matérias em tramitação na Casa Legislativa foram discutidas pelos vereadores membros da CLJR e da CECTEL

por Weslley Raphael
16/04/2021 - 10h21

Comissões permanentes da Câmara analisam projetos de lei

Os membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) se reuniram na tarde de hoje – quinta-feira (15/4), para emitir pareceres de legalidade/constitucionalidade e de mérito/interesse público, respectivamente, de dois projetos de lei enviados pelo Executivo Municipal.

Após análise e discussão, os membros da CLJR, vereadores Bartolomeu Ribeiro (presidente), Vitor Porto, Itamar André e José Eustáquio, opinaram favoravelmente pelas matérias, ou seja, elas estão de acordo com a Constituição Federal e as leis relacionadas ao assunto. Já os membros da CECTEL, vereadores Elizabeth Maria Nascimento e Silva – professora Beth (presidente), João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Vitor Porto Fonseca Gonçalves e Daniel Amorim Gomes – professor Daniel, analisaram o mérito do projeto de lei relacionado ao Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundeb e entenderam que a matéria requer estudados mais aprofundados sobre o tema, os quais serão realizados pela comissão durante os próximos dias.

Confira os projetos analisados:

* Projeto de Lei nº 5221/2021, que "Dispõe sobre o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS/FUNDEB, revoga a Lei nº 5.884, de 5 de julho de 2007, e dá outras providências" - Liberado pela CLJR com parecer favorável e retido na Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) para análise do mérito.

O Conselho Municipal será regido pelas disposições dessa lei. De acordo com o autor, o PL visa alterar a Lei nº 5.884, de 5 de julho de 2007, que criou o Conselho do FUNDEB com o intuito de alinhar o Fundo Municipal à Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O FUNDEB é um fundo especial, de natureza contábil, composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação, com o objetivo de garantir mais igualdade de recursos entre as redes de ensino e valorizar e reconhecer os profissionais da educação. "O referido Fundo é a principal fonte de recursos da educação básica brasileira, da creche ao ensino médio. Além disso, dá segurança financeira aos Municípios para expandirem seu número de matrículas e os orienta no cumprimento de suas responsabilidades, sendo certo que é a garantia para alavancar e priorizar a educação, ao garantir o acesso de milhares de crianças e jovens a um ensino de excelência", justifica o Executivo Municipal.

* Projeto de Lei Complementar nº 845/2021, que "Altera a redação do art. 30 da Lei Complementar nº 553, de 8 de maio de 2017, que "dispõe sobre a reestruturação administrativa do Município de Patos de Minas." Liberado pela CLJR com parecer favorável e retido na Comissão de Finanças para elaboração de parecer de mérito.

A matéria altera a qualificação do cargo de Superintendente do IPREM, que passa a vigorar com a seguinte redação: ''Qualificação: Servidor público municipal, efetivo e estável, com diploma de curso Superior, com experiência administrativa e/ou conhecimento relacionado à respectiva área de atuação, especialmente de legislação previdenciária." De acordo com o autor da matéria, "essa alteração tem a finalidade de abranger um número maior de servidores efetivos potencialmente qualificados e capazes de ocupar o cargo em questão, possibilitando assim ampliar as opções de escolha da administração pública", justifica.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS