FPM

Meningocócica C é liberada para criança até 10 anos e trabalhador da saúde

O órgão busca também reverter a baixa cobertura vacinal que se agravou a partir de 2020 em razão da pandemia de Covid-19

por Weslley Raphael
23/06/2022 - 16h52

Meningocócica C é liberada para criança até 10 anos e trabalhador da saúde

Patos de Minas passa a disponibilizar temporariamente, até fevereiro de 2023, a meningocócica C (conjugada) para crianças não vacinadas de 5 a 10 anos e para trabalhadores da saúde independentemente da idade. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde da família (exceto Várzea), de segunda a sexta-feira (dias úteis). No geral, as salas de vacina funcionam das 7h30 às 16h. 

A medida atende à recomendação do Ministério da Saúde, que, com a liberação, objetiva proteger esses grupos e evitar surtos de meningite causadas pelo sorogrupo C. O órgão busca também reverter a baixa cobertura vacinal que se agravou a partir de 2020 em razão da pandemia de Covid-19. 

“Os pais que tiverem dúvidas se os filhos tomaram ou não a meningocócica C, devem levar o cartão para o profissional de saúde avaliar. Essa é uma oportunidade até mesmo para atualizar a proteção das crianças caso outros imunizantes não estejam em dia”, orienta a gerente da Vigilância Epidemiológica, Lílian Amorim. 

Trabalhador de saúde – A administração da vacina para profissionais da saúde ocorre mediante a comprovação de atuação na área (holerite/contracheque, carteira de trabalho, contrato de trabalho atualizado).  Estão nesse grupo, por exemplo, indivíduos vinculados a setores de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, como: hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias. Entram também as pessoas que atuam em cuidados domiciliares (programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras).

Rotina – No calendário de rotina, a vacina contra a meningite C está disponível para menores de 5 anos, em esquema de duas doses (preferencialmente aos três e aos cinco meses) e um reforço (preferencialmente aos 12 meses). Adolescentes de 11 e 12 anos também podem receber uma dose da vacina meningocócica ACWY.

Receba notícias diariamente através do WConfira hatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS