FPM

Quinta-feira terá nova vacinação contra gripe para idosos e profissionais de saúde

Atendimento nas UBS será apenas para aqueles que retirarem senha no dia anterior

por Weslley Raphael
30/03/2020 - 15h33

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou mais uma data de vacinação contra a influenza para o grupo prioritário desta primeira fase da campanha: maiores de 60 anos e profissionais de saúde. O atendimento ocorrerá na quinta-feira (2), com disponibilização de 4.900 doses, as quais serão distribuídas para as áreas urbana e rural. Já prevendo que essa quantidade não será suficiente para todos que procurarem o serviço, a pasta adotou nova estratégia: a distribuição de senha em dia anterior ao atendimento, ou seja, na quarta-feira (1º).

A medida visa evitar que as pessoas se desloquem e voltem para casa sem receber a vacina. Portanto quem não conseguir retirar a senha com antecedência não precisa enfrentar filas, pois as doses serão aplicadas exclusivamente em pacientes do público-alvo que estejam com ela em mãos. Segundo a secretaria, essa distribuição antecipada ocorrerá somente nas unidades básicas de saúde (UBS), onde a vacinação se dará no modelo convencional. Já nos pontos com atendimento no carro (drive thru), as senhas serão distribuídas na própria quinta-feira à medida que a fila for sendo formada (detalhes nas orientações e na tabela ao fim do texto).

As vacinas contra influenza não estão sendo disponibilizadas diariamente nas UBS porque a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) envia-as gradualmente, o que não permite ao município planejamento nesse sentido. Vale ressaltar que, embora aconteça dessa forma, a população não precisa ficar preocupada nem madrugar nas unidades para garantir a senha. A campanha contra a gripe segue até 22 de maio e, até lá, mais doses chegarão a Patos de Minas. Segundo a Vigilância Epidemiológica, até essa data serão 17 remessas enviadas.

Abaixo seguem as orientações para retirada de senha e vacinação:

- a senha não precisa ser retirada por quem será vacinado no dia seguinte, mas quem for buscá-la deve, obrigatoriamente, portar documento (ou cópia de documento) da pessoa que receberá a dose.

- O horário para entrega de senha nas UBS é a partir das 7h de quarta-feira (1º);

- as senhas serão limitadas a duas por pessoa (a ideia é permitir que filhos, por exemplo, retirem para pai e mãe idosos);

- o idoso deve comparecer à UBS com senha e documento pessoal em mãos; já o profissional de saúde precisa apresentar senha e comprovante de vínculo empregatício;

- para os pontos de vacinação no sistema drive thru, as senhas serão distribuídas na quinta-feira (2). No Pátio Central Shopping, serão vacinadas somente pessoas no veículo. Já a UBS Ipanema e o ponto extra no Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS, na Avenida Marabá) atenderão pessoas a pé e no veículo;

- vale reiterar que não é necessário enfrentar filas de madrugada para assegurar senha ou vacinação. Todos que integram os grupos prioritários da campanha serão vacinados à medida que novas remessas de vacina forem enviadas.

A seguir, tabelas com horários de início da vacinação em UBS e pontos extras:





Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS