UNIPAM

Vacinação contra gripe é retomada nessa sexta-feira em Patos de Minas

Com a chegada de nova remessa de vacinas, público-alvo da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza poderá procurar os pontos de vacinação

por Weslley Raphael
26/03/2020 - 16h28

Nessa sexta-feira, dia 27 de março, novas doses da vacina da gripe estarão disponíveis para idosos (maiores de 60 anos) e profissionais de saúde de Patos de Minas, público prioritário da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Devido à eficiência do sistema drive thru (atendimento no carro) realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guanabara, a prefeitura replicará o modelo na UBS Ipanema, no Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS) - situado na Avenida Marabá, 201, Bairro Caiçaras - e no Pátio Central Shopping - Praça Alexina Cândida Conceição, 5, Centro.

Além dos quatro pontos mencionados acima, haverá outras 17 unidades básicas com vacinação, incluindo, a UBS Várzea. A vacinação ocorrerá no horário de 7h30 até 16h30, com exceção das UBS Sebastião Amorim, Itamarati e Padre Eustáquio - nas quais o horário é das 7h30 às 18h30 - e no ponto de atendimento do Pátio Central Shopping, que iniciará às 8h (até término das doses destinadas a esse local).

As medidas de ampliação dos pontos de vacinação e estratégias foram pactuadas visando evitar aglomeração de pessoas, reduzir as filas de espera e garantir melhor atendimento à população de Patos de Minas. Devido à atual situação de emergência em saúde pública relativa ao Covid-19, outra recomendação é que se evite comparecer nas UBS com crianças. Ressalta-se ainda que é obrigatória a apresentação de documento com foto e, no caso de profissionais da saúde, é necessário documento que comprove vínculo empregatício.

Vacinação em domicílio - No caso da população acamada, não é necessário deslocamento dessas pessoas até as UBS. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação desse público será realizada no próprio domicílio da pessoa, conforme cronograma que será divulgado posteriormente.

Abastecimento de vacinas - Conforme esclarecimentos da secretária de Saúde, Denise Maria da Fonseca, a distribuição de vacinas ocorre de forma gradual pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Portanto, de acordo com a demanda apresentada, as doses entregues podem esgotar-se antes que nova remessa seja enviada aos municípios. Contudo isso não é motivo de preocupação, pois há reposição de estoque, e as pessoas não vacinadas poderão procurar as UBS tão logo haja comunicado de envio de nova remessa de vacinas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS