FPM

MTR para Resíduos de Saúde é tema de workshop

Capacitação é fruto de parceria entre Sindilurb, FIEMG e FEAM

por Weslley Raphael
12/09/2019 - 16h32

A partir de 09 de outubro, o preenchimento do Sistema MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos passará a ser obrigatório para a movimentação de resíduos, efluentes e rejeitos entre geradores e destinadores em diversos segmentos. Um deles é de serviços de saúde. Foi para este público, que o Sindilurb (Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais), a FEAM e a FIEMG Regional Alto Paranaíba promoveram uma capacitação para orientar para o correto preenchimento de formulários e acompanhamento dos resíduos gerados até o destino final.

A capacitação foi conduzida pelo analista ambiental na Diretoria de Gestão de Resíduos da FEAM, Omar José Vale do Amaral. Segundo ele o Sistema MTR é uma importante ferramenta de gestão de resíduos e possibilitará a rastreabilidade do fluxo de resíduos, elaboração de relatórios gerenciais, confecção de Banco de Dados padronizado e induz à mudança de comportamento em relação à destinação adequada dos resíduos.  Ele explicou os cuidados que devem ser tomados para o preenchimento do formulário, o cadastramento da empresa geradora, do transportador e também, o destinador final.

O Sistema MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos – foi instituído pela DN Copam nº 232/2019, em fevereiro deste ano e estabelece os procedimentos para o controle de movimentação e destinação de Resíduos sólidos e rejeitos em Minas Gerais. Apenas os resíduos da construção civil terão um prazo maior para o início do cumprimento destas obrigações, passando a valer a partir de 09 de abril do ano que vem.

O analista ambiental da FIEMG Regional, Helberth Henrique Raman do Vale Teixeira, colocou-se à disposição dos participantes para auxiliar em dificuldades que possam ter em relação ao MTR. Mais informações pelo telefone: (34) 3823-3999, ou pelo e-mail [email protected].

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS