Patos em Destaque
EMPRESTA

COVID-19: DIMINUI GRAU DE RISCO NA MICRORREGIÃO DE PATOS DE MINAS

Melhora no índice não permite, contudo, relaxamento nas medidas sanitárias para impedir a contaminação pelo vírus

WESLLEY RAPHAEL
QUINTA-FEIRA, 17/09/2020
Covid-19: diminui grau de risco na microrregião de Patos de Minas

O grau de risco atribuído à microrregião de Patos de Minas caiu de 14 para 11 na avaliação semanal do Comitê Executivo Covid-19, do Governo estadual, ocorrida nessa quarta-feira (16). A pontuação permitiu que as 11 cidades integrantes dessa divisão adotada para fins do Minas Consciente permaneçam na onda amarela no período de 19 a 25 de setembro. A redução significa movimento positivo dos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus, e o destaque é que houve melhora nos seis dos sete indicadores analisados, e um deles permaneceu estável. 

A maior diferença ocorreu no eixo que avalia a velocidade de avanço da doença, mostrando desaceleração. Segundo planilha divulgada pelo Governo de Minas Gerais, a Variação de Positividade na microrregião de Patos de Minas baixou de 38% para 13%, saindo de alto risco para risco intermediário. Já a Variação da Taxa de Incidência foi de 10% para -20%, porcentagem classificada como baixo risco. O único indicador ainda na faixa vermelha é a Positividade de Exames PCR (representa a presença do vírus em uma população comparada a outras causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave).     

No eixo com maior peso (Capacidade de Atendimento), a microrregião mantêm-se com bons índices. O número de pacientes de Patos de Minas internados em unidades de terapia intensiva, por exemplo, está se mantendo abaixo de cinco nos últimos dez dias. Considerando o total de UTIs – somando pacientes locais e de outras cidades, assim como hospitais públicos e privados – o município não ultrapassa ocupação de 70% nesse mesmo período. 

O coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes, comemora os resultados, mas não minimiza a necessidade de as medidas de combate ao coronavírus serem rigorosamente seguidas. “É verdade que ainda existe uma parcela da população que não se cuida, mas, no geral, a comunidade tem colaborado. E isso é fundamental para continuarmos melhorando os números da pandemia em toda a microrregião de Patos de Minas. Só depois de 28 dias consecutivos na onda amarela, é que poderemos avançar para a onda verde. “

-Acesse aqui a planilha com a nota da microrregião (Indicadores do Plano Minas Consciente) e demais dados.


Óbitos – Embora o número de óbitos não seja um dos indicadores considerados pelo Minas Consciente, esse dado é usado como balizador para tomadas de decisão, podendo, sim, interferir para regressão de onda. Pelo Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), há 50 mortes contabilizadas por Covid-19 em Patos de Minas. No acompanhamento realizado pela Epidemiologia Municipal, são 53, uma a mais em relação à semana passada.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es