Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Estudantes apresentam pesquisa inédita sobre o jornalismo especializado em saúde

Além do estudo teórico, os acadêmicos propuseram a criação de um site para suprir a demanda de mercado

por Weslley Raphael
25/06/2019 - 12h05

Os alunos do 7º período do Curso de Comunicação Social - Jornalismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) apresentaram na última segunda-feira (24/06) a primeira parte do Projeto Prático de Graduação (PPG).

O trabalho é requisito obrigatório para a obtenção do diploma. A primeira fase consiste na criação de um projeto com embasamento teórico seguido de uma solução para uma demanda de mercado. 

Durante cinco meses os futuros jornalistas realizaram às pesquisas com a orientação dos professores Laryssa Caixeta e Moacir Felisbino. 

Uma das propostas foi a do grupo A5 Comunicação, composto pelos estudantes Isabela Teixeira, Isadora Tavares, Jhennifer Rayane, Julliane Souza e Lélis Félix. Eles promoveram um estudo inédito, em Patos de Minas, a cerca do jornalismo especializado em saúde e verificaram a importância da informação para a prevenção, o tratamento e o diagnóstico do câncer.

Segundo a pesquisa, Patos de Minas não possui um veículo de comunicação especializado no tema e isso gera uma carência de mercado e uma quebra do critério de noticiabilidade da proximidade, já que para se informar o público tem que recorrer à mídia nacional. 

O estudo foi fundamentado através de pesquisa quantitativa que apontou os cinco tipos de câncer mais incidentes na cidade: de mama, de próstata, de pulmão, de útero e de intestino. 

A solução apresentada foi a criação de um site jornalístico que irá atender as demandas da população de Patos de Minas e região. O "Câncer em Pauta" será lançado oficialmente a partir de agosto, contudo os internautas já podem enviar suas dúvidas através do endereço cancerempauta.com.

O trabalho foi avaliado por uma banca que foi composta pelo Profº Wesley Almeida, que fez considerações a respeito da fundamentação teórica e a viabilidade mercadológica. A psicóloga da Pro-Curar-Se, Sávia Vieira fez apontamentos a respeito da importância do projeto para os pacientes da cidade. Já o professor e médico, Elcio Moreira, falou da dificuldade dos profissionais da saúde ao dar o diagnóstico ao paciente.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Imprensa.

OUTRAS NOTÍCIAS