Patos em Destaque Whats

Vídeos educativos são exibidos na Deam em Paracatu

Os primeiros vídeos produzidos foram os direcionados aos homens em conflito de violência doméstica

por Weslley Raphael
29/09/2020 - 09h25

Nessa segunda-feira (28), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Paracatu, no Noroeste de Minas, passa a exibir, continuamente, vídeos educativos voltados a suspeitos de violência doméstica, com o objetivo de colaborar com a mudança de comportamento dessas pessoas.

A iniciativa faz parte do Paracatu Lar Familiar, projeto do Ministério Público de Minas Gerais que conta com o apoio da PCMG, da Polícia Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil em Paracatu, dos Conselhos da Mulher e da Criança e do Adolescentes, da Casa da Amizade, e outras instituições.

Após a reestruturação da Deam em Paracatu, a unidade policial recebeu três televisores e três aparelhos de DVDs, doados pelo Paracatu Lar Familiar, nos quais os vídeos são exibidos. Os aparelhos ficam dispostos na cela onde ficam os detidos no momento do flagrante; na recepção da Deam, onde aguardam as mulheres que procuram a PCMG para fazer denúncias; e na sala de espera de adolescentes e crianças. A ideia é que vídeos curtos, com conteúdo e linguagem específicos para cada um desses públicos, sejam exibidos no local, com foco na construção de relações mais respeitosas.

O Delegado Regional em Paracatu, Douglas Antônio Ramos Magela, destaca que os aparelhos vêm somar ao projeto de reestruturação da Deam. “Os conteúdos transmitidos permitirão às vítimas mais conhecimento sobre seus direitos e aos agressores uma reeducação e reflexão quanto aos valores familiares e à nocividade de seus atos”, observa.

Os primeiros vídeos produzidos foram os direcionados aos homens em conflito de violência doméstica. Gravados por psicólogos parceiros do projeto e editados pelo MPMG, eles trabalham temas voltados ao autoconhecimento e à mudança de posturas diante da vida. “É uma abordagem mais terapêutica, que busca proporcionar um momento reflexivo. Sem dúvida, essa é uma parceria inovadora que potencializa o trabalho do Paracatu Lar Familiar na luta contra a violência doméstica”, destaca a promotora de Justiça responsável pelo Procedimento para Instauração, Promoção e Implementação de Projetos Sociais (Props), Maria Constância Martins da Costa.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Ascom PCMG.

OUTRAS NOTÍCIAS