FPM

Indústria do Vestuário irá implantar unidade de produção no Presídio

A Alferes Uniformes é primeira indústria da região a ter essa iniciativa

por Weslley Raphael
15/10/2018 - 12h48

Patos de Minas, em breve, terá uma unidade de produção no Presídio Sebastião Satiro. A Alferes Uniformes que atua no ramo de produção de uniformes escolares e empresariais, fardas militares e acessórios, irá capacitar presos para a produção de peças e, com este trabalho, possibilitar ao detento a redução de pena e a reinserção no mercado de trabalho. A implantação da unidade de produção foi autorizada pela assinatura de um termo de compromisso com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP).

O empresário Ronaldo José Pereira comentou que a ideia de implantar essa unidade veio da possibilidade de desenvolver uma ação de responsabilidade social por parte da empresa, oferecer aos presos do regime fechado a capacitação profissional e, ao término do cumprimento da pena, o acesso ao mercado de trabalho formal. A Indústria, associada ao Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário), atua há 12 anos em Patos de Minas, possui 14 funcionários diretos; 10 indiretos e tem clientes espalhados por todo o Brasil. 

"Como no presídio, já existe uma sala com máquinas de costura sem utilização, pensamos na possibilidade de ocupar o tempo ocioso do preso, com uma atividade produtiva", destacou o empresário. A sala passou por adequações para receber a indústria. A Alferes irá disponibilizar o instrutor e terá que remunerar cada condenado que trabalhar na unidade, com valor correspondente a ¾ do salário mínimo e ¼ do valor será repassado ao Governo do Estado, para o custeio de despesas provenientes da instalação da indústria no presídio.

O diretor do Presídio, Marcos Lopes Brandão, informou que uma comissão técnica, composta por gerente de produção, assistente social, profissionais da segurança e de inteligência, diretor da unidade e pedagoga, irá selecionar os presos que prestarão serviços nesta unidade de produção. "É feita uma análise do perfil do condenado, considerando situação de pena, comportamento psicológico, conduta e disciplina dentro do presídio", complementou. Pelo convênio, a cada três dias, de jornada de 6 a 8 horas trabalhadas, o preso terá a redução de um dia da pena. O valor de remuneração será depositado em conta específica do preso.

Para Brandão, esta parceria é interessante para o empresário que conta com mão-de-obra com valor menor, sem ter que cumprir outras exigências das leis trabalhistas e, com isso, possibilita ao condenado a capacitação para o retorno ao mercado de trabalho, quando estiver em liberdade. "Na nossa região, é a primeira iniciativa que celebramos neste sentido e esperamos que sirva de exemplo para outras indústrias a fim de termos a ressocialização dos detentos", enfatizou.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.

OUTRAS NOTÍCIAS