Patos em Destaque Whats

Projeto ABC Cerrado capacita produtores rurais na região noroeste

O objetivo do ABC Cerrado é estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade no campo com o uso de tecnologias de baixa emissão de carbono

por Weslley Raphael
17/07/2018 - 10h39

Produtores rurais de Arinos, Paracatu e Unaí, no noroeste do estado, estão participando do Projeto ABC Cerrado, com ênfase em Recuperação de Pastagens Degradadas, por meio da parceria do Senar Minas com os Sindicatos de Produtores Rurais de Arinos e Paracatu e com a Cooperativa Agropecuária de Unaí (CAPUL).

O objetivo do ABC Cerrado é estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade no campo com o uso de tecnologias de baixa emissão de carbono. O Projeto abrange quatro linhas: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta; Sistema de Plantio Direto; e Florestas Plantadas.

A primeira linha, de Recuperação de Pastagens Degradadas, acontece em quatro módulos, aliando teoria e prática. Os participantes aprendem conceitos sobre solo, pragas, manejo de pastagens, preparo de solo ideal, importância da matéria orgânica na formação de pastagens, elementos químicos necessários na formação de pastagens, elementos tóxicos no solo e tipos de corretivos de solo. Nas aulas práticas, eles aprendem a identificar estágios de degradação de pastagens, fazem compactação do solo, construção de terraço, coleta de amostra de solo e regulagem de distribuidor de insumo, adubo e sementes.

A duração desta primeira linha é de pouco mais de um mês. Nos três municípios, o ABC será encerrado entre a última semana de julho e a primeira de agosto. O projeto está sendo realizado em oito estados brasileiros do bioma Cerrado, numa parceria entre Senar Nacional, Banco Mundial, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa e entidades locais.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS