TeraByte

Diretoria de Meio Ambiente inicia substituição de árvores em vias públicas

Os trabalhos começaram pela Avenida Paranaíba, que recebeu mudas de ipê

por Weslley Raphael
24/01/2020 - 17h50

A Diretoria de Meio Ambiente, por meio da Coordenação de Parques e Áreas Verdes, iniciou as atividades de recuperação de áreas verdes em Patos de Minas. As ações envolvem o corte de árvores cujo ciclo de vida se aproxima do fim e substituição delas por novas mudas. A primeira região a receber esse tipo de serviço foi a Avenida Paranaíba.

Os trabalhos na referida via começaram nesta sexta-feira (24), quando foram plantadas 22 mudas de ipê amarelo e rosa ao longo do canteiro central da avenida. A ação foi realizada pela Diretoria de Meio Ambiente com apoio do Conselho Integrado de Meio Ambiente (Cima). Além do plantio, foi recolhido todo o lixo encontrado nos canteiros.

Os ipês plantados na avenida vão substituir parte das frondosas sibipirunas - Caesalpinia peltophoroides - que, por vários anos, embelezam a via. O corte das árvores envelhecidas ocorrerá ao longo dos próximos dias. O plantio de mudas, substituindo gradativamente as árvores antigas, tem a finalidade de evitar o grande impacto visual e ambiental que o corte de uma única vez ocasionaria.

“Aproveitamos a chuva para garantir o sucesso desse plantio. As árvores, assim como nós, têm seu ciclo de vida e, quando entram no período de senescência, podem oferecer riscos de queda dentro da cidade. Por isso, é de suma importância fazer esse trabalho gradativo de substituição”, explicou a engenheira florestal e responsável pela Coordenação de Parques e Áreas Verdes, Sophia Vieira.

Sophia afirmou, ainda, que o embelezamento da cidade é benéfico para todos. Sendo assim, existe uma corresponsabilidade entre a equipe de meio ambiente e a população, que exerce o papel de guardiã dessas mudas, evitando vandalismos e auxiliando para que elas possam crescer saudáveis e tornar-se, no futuro, belas árvores.

Distribuição de mudas - De acordo com a Coordenação de Parques e Áreas Verdes, há, no Parque do Mocambo, um ponto de distribuição de mudas para serem plantadas na calçada dos imóveis da cidade. O funcionamento desse ponto é de segunda a sexta de 12h até 17h30min. Mudas de plantas adequadas para esses locais (como resedá, oiti, quaresmeira, ipê mirim, entre outras) são fornecidas gratuitamente para a população.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS