TeraByte

Caderno avaliativo é entregue a alunos da rede municipal

Devido à continuidade da suspensão das aulas presenciais, os profissionais das escolas mantiveram a produção dos cadernos de atividades. Na semana passada foi entregue o oitavo caderno

por Weslley Raphael
02/12/2020 - 17h31

As escolas municipais entregaram na última semana mais um caderno de atividades não presenciais. Com o material distribuído, totalizam-se, até o momento, oito cadernos elaborados e entregues aos alunos. A medida foi uma das estratégias utilizadas pela Semed para que fosse dada continuidade às atividades pedagógicas durante o período de suspensão das aulas presenciais.

O oitavo caderno tem objetivo avaliativo, ou seja, por meio dele serão analisadas as habilidades básicas de cada ano de escolaridade trabalhadas até o momento. O material é composto por questões de múltipla escolha de todos os componentes curriculares e é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A partir da análise dos resultados obtidos com a avaliação, os professores farão mapeamento das aprendizagens desenvolvidas durante o ano, tendo condições de construir o panorama de cada turma e de planejar a continuidade do trabalho com os alunos no próximo ano. Além disso, o oitavo caderno, assim como os demais, será avaliado quantitativamente, servindo como critério para progressão dos alunos. 

De acordo com a secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, os cadernos de atividades são uma das principais ferramentas de ensino neste ano. Eles têm a função de proporcionar aos alunos condições de continuar recebendo conteúdo e são ainda o meio de avaliá-los. “É muito importante que as famílias estejam engajadas no processo de aprendizagem de suas crianças e adolescentes. Sabemos das dificuldades de um formato de ensino que foge totalmente ao que estávamos acostumados e do cansaço natural que já nos abate. Contudo, enquanto não for autorizado o retorno às atividades presenciais, precisamos nos manter firmes e seguir dando suporte aos estudantes”, ressaltou.

Para a diretora da escola Marluce Martins, Rosa Maria Coelho, mais do que nunca família e escola precisam estar alinhadas, e os pais devem estar cientes de sua responsabilidade nesse processo. Ela destacou que “buscar os cadernos na escola, incentivar os filhos a realizar as atividades, auxiliá-los – quando possível – e devolver o material completo é fundamental”. E ainda acrescentou: “Estamos cientes de que essa não é a realidade ideal e somos conhecedores dos inúmeros obstáculos que as famílias têm enfrentado, mas precisamos garantir às crianças e aos adolescentes seu direito de estudar. A parceria entre escola e família deve continuar”.

De acordo com o cronograma de realização das atividades não presenciais, o caderno avaliativo deverá ser devolvido no período de 7 a 11 de dezembro, quando será entregue o nono e último caderno de atividades correspondente ao ano letivo de 2020. Cabe ressaltar que, mesmo fora do prazo, os pais podem procurar as escolas e buscar os cadernos não retirados. Devido à alteração de datas, o ano letivo de 2020 vai até o dia 30 de dezembro, portanto ainda é possível cumprir as obrigações escolares para conclusão dessa etapa.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS