Patos em Destaque
Vestibular Agendado - FPM
Libertadores da América
Campeonato Brasileiro
SindComércio - Patos de Minas

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL

O tema faz parte da campanha "Janeiro Branco", que visa a promover ações de informação e conscientização sobre saúde emocional.

WESLLEY RAPHAEL
QUARTA-FEIRA, 10/01/2018

"Pega o que está dentro e põe para fora", "externalize suas emoções e sentimentos", "quem cuida da mente, cuida da vida".  Essas e outras frases foram ressaltadas pela psicóloga Milene Silva Pinheiro, durante palestra realizada na tarde desta terça feira (09/01), no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, que teve como foco a saúde mental, tema da campanha "Janeiro Branco". 

Assessores parlamentares, servidores e vereadores da Casa, bem como cidadãos interessados no assunto, estiveram presentes ao evento promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal. O Legislativo patense aderiu à causa, tendo em vista que a democratização da informação representa uma forte aliada na conscientização e divulgação a respeito dessa questão de saúde pública. 

A psicóloga e servidora da Câmara Municipal, Thaís Maísa Melo Elias, fez a abertura com o seguinte questionamento: "Por que falar de saúde mental?". Segundo ela, nos últimos tempos, o assunto não é tão comentado e valorizado pela população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 milhões de pessoas sofrem de algum distúrbio de saúde mental, ou seja, 10% da população global.

 A psicóloga e palestrante, Milene Pinheiro, explicou sobre o significado do "Janeiro Branco", bem como do mês e da cor da campanha: O Janeiro refere-se ao olhar para frente e ao olhar para trás, ao ano novo e à mente nova, já, a escolha da cor branca está relacionada a uma folha de papel em branco e ao ano novo, situações em que as pessoas fazem planejamento de metas e têm a oportunidade de apagar e reescrever suas histórias.

Durante a palestra, Milene comentou que a saúde mental envolve diversos fatores que muitas vezes passam despercebidos aos olhos naturais, por isso a necessidade do cuidado e atenção. Ela também abordou assuntos como diferença entre tristeza e depressão; transtorno de ansiedade; estresse; doenças psicossomáticas; dentre outros transtornos emocionais.

"Você dá valor às coisas simples da vida"? Foi com esse questionamento que a psicóloga Milene Pinheiro encerrou a palestra, promovendo um momento de reflexão sobre gestos simples do cotidiano, que fazem toda a diferença e causam mais bem-estar na vida das pessoas, como, por exemplo, abraço, olho no olho, contato pessoal, andar de bicicleta, entre outros.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Horoscopo do Dia
Copa do Brasil
CDL Patos de Minas
Desenvolvido pela itsit.es