TeraByte

Servidores da sede administrativa da Prefeitura recebem alerta sobre animais peçonhentos

O alerta se deu após ser encontrados um escorpião e uma aranha de porte médio nas dependências do prédio

por Weslley Raphael
15/12/2017 - 16h19

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (14), na Cidade Administrativa Jornalista Oswaldo Guimarães Amorim, pela Diretoria de Serviços Gerais e Administrativos, juntamente com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), um alerta de prevenção a picadas de animais peçonhentos para cerca de 50 servidores municipais.

O agente sanitário do CCZ, Carlos Alberto de Sousa, falou sobre os cuidados necessários que devem ser tomados para prevenir o surgimento de animais peçonhentos em residências e, inclusive, na sede da prefeitura, onde nos últimos dias, foram encontrados um escorpião e uma aranha nas dependências do prédio.

De acordo com o agente sanitário, Carlos Alberto, devem ser evitados possíveis criadouros de baratas, sendo feito o combate sistemático desses insetos em suas residências, mantendo sempre as caixas de esgoto limpas e fechadas, ralinho do banheiro higienizado e as válvulas de escape da pia, de lavatórios e tanques, vedados, sempre que possível. Evitar que as camas fiquem muito próximas das parede, porque deste modo, facilita a subida do animal na cama.

Por ser um período chuvoso, há a proliferação de muitos insetos e muitas pessoas usam cortinados para proteção, porém, deve-se evitar que esses equipamentos esbarrem no chão, impedindo, assim, que o escorpião suba na cama. Outra medida orientada por Carlos Alberto, é que se coloquem os batentes de borracha nas portas, “aqueles objetos que parecem um rodinho, se compra em qualquer casa de materiais de construção, aquilo é colocado na soleira da porta, para evitar a entrada dos escorpiões”, disse Carlos que informou ainda, que o escorpião é de hábito noturno.

Para os casos em que houver contato, o especialista alertou que se deve procurar imediatamente o Hospital Regional Antônio Dias, que é a referência onde se encontram os soros antiescorpiônicos. “A espécie mais recorrente dentro de Patos de Minas é o Tityus serrulatus, que é o escorpião amarelo. Ele é o mais venenoso para crianças e pessoas idosas que são mais vulneráveis. É recomendável que se tenha um cuidado maior”, esclareceu. O agente disse ainda que é interessante que se leve a espécie da picada no atendimento hospitalar. 

Nesta época do ano, devido às chuvas, os volumes de água nas redes de esgoto aumentam o que obriga o animal a ir para as residências, com maior frequência, em busca de abrigo.

A servidora, Ana Clara Caixeta Szymanski Nogueira, que participou da palestra de alerta, disse que as ações relatadas são necessárias e pertinentes à segurança das pessoas. “É muito importante porque, aqui na Prefeitura, nós também temos casos de surgimento de escorpiões e precisamos saber como lidar com eles, até mesmo em caso de picada e como manejar com o animal, combatê-lo e mantê-lo longe da gente”, disse a servidora.

A diretora de Serviços Gerais e Administrativos, Rosana Paula de Oliveira, foi quem solicitou a presença do agente para alertar aos servidores. “Após o surgimento de um escorpião e uma aranha, foi necessário o alerta, pois como não há o combate químico para esses tipos de animais, essa ação se fez necessária para prevenir os servidores de eventuais e possíveis casos de ataque desses animais”, disse a diretora.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS