UNIPAM

Combate ao Covid-19: Gesat orienta servidor municipal de como se prevenir no trabalho

Higienização das mãos e de instrumentos de trabalho são medidas importantes para evitar contaminação no ambiente profissional

por Weslley Raphael
26/03/2020 - 18h55

A Gerência de Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Assistência ao Servidor (Gesat) emitiu, na tarde de quarta-feira (25), comunicado a respeito de condutas a serem adotadas diante da pandemia de Covid-19. Assinado pelo médico do trabalho Fabiano Cardoso de Deus, o documento diz que, embora a principal medida neste momento seja o isolamento social, muitos servidores públicos não podem suspender as atividades, o que exige deles redobrar os cuidados para a eficácia da prevenção e para evitar a disseminação do vírus no ambiente profissional.

Dessa forma, a Gesat reforça a necessidade de todos os funcionários públicos municipais estarem atentos a algumas orientações durante a jornada de trabalho: evitar a circulação desnecessária, especialmente em grupos entre os setores e secretarias municipais; cuidar para que não haja aglomeração de pessoas em locais de uso comum nem contatos sociais próximos (deve ser mantida distância mínima de um metro entre as pessoas); higienização, frequente e eficiente, de instrumentos e ambiente de trabalho, como a cabine do caminhão (maçanetas, volante, alavancas, rádios, vidros), teclados, mouses, telefones, celulares, canetas etc.

Quanto ao uso das máscaras descartáveis, Fabiano de Deus diz que elas não são consideradas Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhadores em geral. Segundo o médico, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam utilizadas somente por pessoas com sintomas de Covid-19 e por aqueles que cuidam de indivíduos com sintomas da doença, como tosse e febre. O uso das máscaras é crucial para profissionais de saúde e para quem cuida de alguém (em casa ou em estabelecimento de saúde). O alerta é estar atento à forma correta de utilizá-las (recomendações na imagem abaixo).

Funcionamento da Gesat - Prezando pelo bem-estar de todos e atendendo ao disposto no Decreto 4.793/2020, a Gerência de Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Assistência ao Servidor vem realizando apenas serviços internos, estando suspensos os atendimentos presenciais.

Diante da necessidade de perícia médica, a Gesat informou que será feito contato com o servidor para agendamento. Quanto a atestados médicos, relatório de inspeção médica e relatório de acompanhamento, o requerente deverá encaminhá-los para o e-mail [email protected]. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail citado ou pelos telefones 3822-9760/ 3822-9759.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS