Faculdade Patos de Minas - FPM
Patos em Destaque
Jornal Folha Patense
Libertadores da América
Campeonato Brasileiro
Classificados Tim Tim - Confira todos os anúncios

SINDIMETAL, SENAI E IEL DESENVOLVEM PROJETO DE FORTALECIMENTO DO SETOR MECÂNICO

Projeto será desenvolvido no bairro Planalto em Patos de Minas

WESLLEY RAPHAEL
TERÇA-FEIRA, 12/06/2018
Sindimetal, Senai e IEL desenvolvem projeto de fortalecimento do setor mecânico

O Bairro Planalto concentra a maior parte de oficinas mecânicas de Patos de Minas e esta característica fez com que o Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico) desenvolvesse um projeto para o fortalecimento das empresas na conquista de novos clientes. O projeto contempla capacitações e ações de comunicação e de identidade visual. O presidente do Sindimetal, Lisandro de Queiroz Bicalho, destacou que para o desenvolvimento destas ações, buscou a parceria do IEL, por meio do PCIR (Programa de Competitividade Industrial Regional) e também, do SENAI CECOTEG, que atua especialmente, em projetos de design e inovação.

De acordo com o presidente, o bairro possui mais de 200 oficinas mecânicas e tem localização estratégica, facilitando o acesso às BRs 365 e 354, que contam com um movimento diário de mais de 6 mil veículos. "As oficinas instaladas têm variadas competências técnicas e alta capacidade na prestação de serviços", ressaltou Lisandro, acrescentando que, ao atuar com um projeto no Bairro Planalto, as demais oficinas mecânicas, empresas do segmento de estruturas metálicas e de material elétrico, localizadas em Patos de Minas e em municípios próximos, serão contempladas.

O projeto será desenvolvido em duas etapas, com previsão de conclusão até novembro. A primeira contemplará visitas técnicas a oficinas, entrevistas qualitativas e pesquisas sobre o mercado para diagnóstico do setor. Na segunda etapa haverá a execução de planejamento estratégico de comunicação. "O objetivo é transformar o projeto em APL – Arranjo Produtivo Local a exemplo de outros segmentos que conseguiram este reconhecimento", destacou. Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

Com o projeto, são resultados esperados são: visibilidade do polo para clientes, conscientização dos empresários e outros atores sobre a realidade do setor; desenvolvimento do senso de coletividade; ganho em competência para atendimento ao cliente e fortalecimento da imagem do potencial, da competência e da organização do setor. "Ao longo deste trabalho, buscaremos parcerias com instituições fundamentais para o alcance dos resultados, como Sebrae, SEST/SENAT, BDMG e BNDES", enfatizou Lisandro, acrescentando, que já houve uma primeira reunião com empresários do setor e representantes de entidades para discutir ações que podem contribuir para o desenvolvimento do projeto. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: Maria Ângela Nunes Nogueira Martins | Analista de Comunicação FIEMG.

Horoscopo do Dia
Copa do Brasil
SindComércio - Patos de Minas
Desenvolvido pela itsit.es