FPM

Câmara Municipal outorga Título Honorífico de Cidadão Patense a 18 personalidades

A honraria oficializa o reconhecimento da sociedade patense às pessoas não nascidas em Patos de Minas, mas que contribuíram ou contribuem sobremaneira com o progresso do Município

por Weslley Raphael
21/05/2019 - 19h40

A Câmara Municipal de Patos de Minas realizou, na noite da última segunda-feira (20/05), a sessão solene de entrega dos diplomas de Título Honorífico de Cidadão Patense, ocasião em que outorgou, a 18 personalidades nascidas em diferentes municípios, a mais alta honraria do Legislativo patense.

A cerimônia foi realizada no Memorial do Milho “Romero Queiroz Pereira” do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento – Binga, como parte da programação da 61ª Festa Nacional do Milho – Fenamilho 2019. Com a galeria tomada por autoridades, familiares e amigos dos homenageados, a Câmara de Patos de Minas expressou, de maneira pública e oficial, o reconhecimento e o agradecimento de Patos de Minas às seguintes personalidades, que adotaram a nossa cidade e nela se destacam ou se destacaram:

Senhoras Eleuse Maria Versiani, Leontina Alves de Carvalho Teles, Márcia dos Reis Lopes e Maria Aparecida Gonçalves – Cyda Gonçalves, e aos senhores Cosme Ricardo Gomes Nogueira, Edmirson Batista de Lima Junior, Elias Rodrigues de Almeida Junior, Ernesto Bomtempo Neto, Gilmar Antoniassi Junior, Iremar da Silva Vila Nova, Joaquim Benedito Vieira, José Carlos Sobrinho, Lázaro José de Lima, Manoel Luiz Ferreira de Andrade, Marco Aurélio de Oliveira Borges, Marcos Antônio Caixeta Rassi, Rafael Sávio Soares e Vasco Praça Filho. O homenageado Gilberto Aparecido Abramo não pôde comparecer ao evento e receberá o diploma em outra oportunidade.

A mesa de honra foi composta por autoridades do Legislativo e Executivo Municipais, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Ministério Púbico de Minas Gerais (MPMG), Bombeiros Militar e Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG). O Hino Nacional foi executado pelo músico do Conservatório Municipal “Galdina Correa da Costa Rodrigues”, saxofonista Diego Alex Sandro Silva. Na sequência, foi executado o Hino a Patos de Minas.

O Presidente do Poder Legislativo de Patos de Minas, Vereador Vicente de Paula Sousa, dirigiu os trabalhos da noite e fez questão de manifestar o valor e a importância dos agraciados como pessoas egrégias que, embora não tenham nascido em Patos de Minas, devotam suas ações pelo progresso do Município: “A homenagem desta noite é digna e merecida por todo o trabalho e colaboração dedicados à valorização da sociedade patense, a qual reconhece a elevada contribuição prestada por pessoas tão ilustres que, por diferentes feitos, já fazem parte da história de Patos de Minas”, reforçou o Presidente da Casa.

Na oportunidade, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves memorou o aniversário de 127 anos de Patos de Minas, que acontece na mesma semana de realização do Título, fato que considerou uma dádiva aos patenses: “Hoje nosso Município está recebendo 18 grandes presentes, filhos e cidadãos honoríficos de Patos de Minas”, enfatizou. O Prefeito também falou sobre o mérito dos homenageados, parabenizando-os pela homenagem e deixando o abraço e o agradecimento de toda a sociedade patense.

Como representante dos homenageados, discursou Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade. Com passagens bíblicas e citações poéticas, Dr. Manoel agradeceu a honraria em nome dos demais agraciados, registrou e agradeceu a presença de amigos e familiares e manifestou a sua honra e comoção com a homenagem. “O Título equipara a pessoa homenageada a uma verdadeira adoção oficial, passando a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra, apesar de não ter nascido no local”.

O representante dos homenageados também realçou a contribuição de todos os cidadãos honorários ali presentes, afirmando que os currículos lidos durante a cerimônia “indicam a integração e os efetivos serviços prestados à comunidade patense”. Ademais, manifestou a imensa saudade que sente pela cidade e pelos patenses, relatando fatos, tradições e riquezas que contemplou durante sua passagem pelo município de Patos de Minas como Promotor de Justiça.

Encerrando o seu pronunciamento, Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade reafirmou o compromisso de ser um filho fiel da cidade, prometendo honrar o título ora outorgado e, por fim, parafraseou versos da canção “Patos ou Paris”, de Frank Aguiar, criada em homenagem a Patos de Minas.

Como orador oficial, em nome da Câmara Municipal, discursou o vereador Otaviano Marques de Amorim. O Parlamentar elevou os agraciados, atribuindo a honraria como um “reconhecimento das trajetórias vitoriosas e dignas dos homenageados, que enobrecem ainda mais o Título de Cidadão patense”. O Vereador manifestou, ainda, o orgulho de Patos de Minas com os novos filhos e filhas: “Fica a lição de que as senhoras e os senhores são multiplicadores do caráter e da moral. Hoje podemos exaltar nossos conterrâneos como mulheres e homens que continuarão lutando para transformar Patos de Minas em um Município mais digno para todos”, exaltou.

O representante da Casa Legislativa também lembrou o aniversário de 127 anos de Patos de Minas, no dia 24 de maio, declamando, em homenagem aos agraciados, a poesia “A oração do milho”, de Cora Coralina. Encerrando, o Vereador Otaviano Marques agradeceu a presença de todos e, mais uma vez, saudou os homenageados: “Parabéns pelos exemplos, pelo empreendedorismo, pela persistência e pela luta em prol do nosso Município”, finalizou.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS