FPM

Emater destaca Patos de Minas como expoente da pecuária leiteira e do agronegócio

Informações compõem relatório de atividades da empresa em 2019

por Weslley Raphael
24/01/2020 - 14h39

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) divulgou relatório de atividades de 2019 no âmbito estadual e municipal. O escritório de Patos de Minas apresentou números relacionados ao público atendido, às organizações assistidas, aos eventos e programas. No documento ainda constam dados dos principais produtos agropecuários e parceiros. O município destacou-se, por exemplo, no cenário da pecuária leiteira, sendo considerado o maior produtor de leite de Minas Gerais e o segundo maior do país.

Conforme informações da Emater, Patos de Minas também foi considerada expoente do agronegócio devido à produção de café, cana-de-açúcar, mandioca, tomate mesa, maracujá, milho (silagem e verde), soja e eucalipto. Já a avicultura de corte e postura e a suinocultura dão destaque à cidade no cenário da agropecuária. Além disso, outros segmentos do agronegócio (serviços, insumos, máquinas, impostos, embalagem, agroindústria) possuem percentual expressivo no âmbito do comércio do município.

O balanço feito pela Emater traz ainda os eventos realizados em Patos de Minas no ano passado e que tiveram participação direta da empresa. Foram destaque o Encontro Regional da Mulher do Campo, Encontro de Mulheres Rurais (Capela das Posses), Circuito de Atualização da Feira de Produtores Rurais, Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal, Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais em Patos de Minas, Festival de Pratos Típicos com Milho.

As capacitações oferecidas pela empresa também são citadas no relatório, entre elas os cursos de Artesanato com Retalhos, Boas Práticas de Fabricação de Queijo e Ordenha, Pomar Doméstico e Criação de Galinhas Caipiras. Muitos desses eventos foram realizados em parceria com a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura.

Além dos eventos, a equipe técnica da Emater de Patos de Minas desempenha importante papel no município, representando-o e defendendo seus interesses em diferentes organizações de âmbito local e regional, tais como: Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur), Programa Municipal de Recuperação de Nascentes (Pronascentes) e Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia).

Crédito Rural - O relatório divulga ainda os projetos de crédito rural, que resultam em, aproximadamente, 530 projetos realizados por meio de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o Banco do Brasil, SICOOB E SICREDI. O total aplicado foi de cerca de R$ 51 milhões em recursos disponibilizados para o agricultor familiar.

Esse montante foi investido na inovação de tecnologias de exploração agropecuária, como o sistema Compost Barn, aquisição de matrizes, reforma de pastagens, benfeitorias e plantio de lavouras. Por meio desses financiamentos, buscou-se contribuir para o aumento da renda e do bem-estar das pessoas que vivem da agricultura familiar.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS