Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Covid-19: presidente da OAB conhece in loco estrutura do Hospital de Campanha

A ativação desse centro médico temporário está condicionada à ocupação mínima de 85% dos leitos clínicos e de UTI da rede pública local destinados para Covid-19

por Weslley Raphael
30/06/2020 - 20h12

A convite do secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, o presidente da 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) visitou recentemente o Hospital de Campanha de Patos de Minas, na Avenida Marabá. Itamar Fernandes esteve no local acompanhado da conselheira subseccional Kátia Mendes e do advogado Elias Pereira Cota. Eles conheceram toda a estrutura preparada para atender casos de Covid-19, a qual, inicialmente, oferece 30 leitos. Desses, quatro contam com respiradores e demais equipamentos necessários para estabilizar pacientes com quadro de saúde agravado. 

A ativação desse centro médico temporário está condicionada à ocupação mínima de 85% dos leitos clínicos e de UTI da rede pública local destinados para Covid-19. Como o percentual já se aproxima desse número, a Secretaria Municipal de Saúde atua para formar as equipes necessárias ao funcionamento do Hospital de Campanha. Segundo o médico intensivista que colabora na estruturação do local, Élcio Moreira, a demanda de profissionais é grande, uma vez que a escala de trabalho é de 12/60 horas. O atendimento será 24 horas, todos os dias da semana. 

“Temos encontrado grande dificuldade na contratação de profissionais. Os chamamentos públicos foram feitos, mas tem havido muita desistência, principalmente de técnicos de enfermagem. Outros classificados não se apresentaram por terem testado positivo para a doença e outros não enviaram a documentação correta, impossibilitando efetivar o contrato”, explicou Carlos Rezende. “Nosso esforço é para resolver essa pendência ainda esta semana. No mais, o hospital está pronto. A farmácia foi montada, o cilindro e a rede de oxigênio em todos os leitos estão instalados. Temos à disposição tomógrafo e aparelho de raio-X”, complementou.

Colaboração – Em texto publicado após visita ao Hospital de Campanha, o presidente da 45ª Subseção da OAB, Itamar Fernandes, escreveu: “Apesar da precaução no aumento de leitos por parte das autoridades competentes, é de suma importância que a população tome os cuidados de prevenção pertinentes com o novo vírus. A crise sanitária depende do implemento de políticas públicas, a exemplo do Hospital de Campanha, mas também exige consciência coletiva de cada cidadão. Por isso, se puder, fique em casa”.

O Hospital de Campanha de Patos de Minas está instalado na sede do Centro Clínico de Especialidades, espaço concedido à prefeitura dentro do Centro Clínico Universitário do Unipam, no Bairro Bela Vista.  

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS