UNIPAM

MG aumenta capacidade operacional para exames de Covid-19

Entre os novos credenciados, o mais próximo de Patos de Minas é a unidade da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba

por Weslley Raphael
03/04/2020 - 09h34

A Fundação Ezequiel Dias publicou nesta quinta-feira (2) a habilitação de 19 laboratórios aptos a realizarem o diagnóstico para identificação da doença Covid-19. Único laboratório público de Minas Gerais, até o momento a Funed era a responsável pelas análises de todo o estado. A expectativa é que, com a ampliação da rede, seja possível processar 1.800 amostras por dia. A decisão vem ao encontro do que Patos de Minas reivindicava, uma vez que há atraso no resultado de dezenas de coletas enviadas para análise.

A sociedade também ganha com o credenciamento de novos laboratórios, conforme disse o vice-presidente da Funed, Rodrigo Leite. “Com uma maior celeridade no diagnóstico dos exames, é possível, por exemplo, tomar decisões em tempo oportuno, que venham contribuir para mitigar os efeitos da pandemia em nosso estado." Entre os novos credenciados, o mais próximo de Patos de Minas é a unidade da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba.

Em recente entrevista coletiva, o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, já havia anunciado a ampliação da capacidade operacional da Funed. Na mesma oportunidade, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho, explicou como são feitas as notificações. “É importante frisar que os óbitos em investigação são dinâmicos, e a listagem se altera diariamente, de acordo com a publicação de cada boletim. À medida que a epidemia avança, é esperado que haja maior suspeição em relação ao coronavírus, ou seja, é esperado que haja aumento na notificação de casos suspeitos, o que não significa dizer que, de fato, há um aumento dos óbitos por Covid-19. O que ocorre é a sensibilidade do sistema tendo em vista o avanço da epidemia”, afirmou o subsecretário. Ele finalizou concluindo que "nem tudo que está sendo notificado como suspeito de coronavírus será confirmado como suspeito".

A afirmação de Brock Ramalho cabe para análise do cenário local, onde os casos suspeitos subiram de 109 para 117 do dia 31 de março para hoje, com uma confirmação. Sobre esse crescimento, a secretária municipal de Saúde também explica: "Esse aumento assusta muito as pessoas, e é natural. Mas é preciso explicar que a orientação mais recente do Ministério da Saúde é para que o profissional de saúde notifique como caso suspeito todo paciente no qual se perceba um quadro viral ou gripal, portanto aumentará mesmo".

Ainda segundo a secretária, "nesta semana a forma de divulgação do Boletim Epidemiológico Municipal também mudou, trazendo não só casos suspeitos com coleta, mas todos os notificados como tal, o que também explica números maiores". Mas, independentemente de suspeição ou confirmação, "é preciso cada um fazer sua parte e cumprir as medidas de segurança para si mesmo e para a coletividade".

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS