Patos em Destaque Whats

UNIPAM amplia “Plantio Global” para municípios vizinhos

O evento é uma campanha da ONU

por Weslley Raphael
20/03/2019 - 09h04

Patos de Minas desde 2017 se integrou a Campanha da Organização das Nações Unidas (ONU/UNISDR) e neste domingo (24) será implementada uma “Patos de Minas mais Resiliente”.

A conscientização dos deveres dos cidadãos e a análise crítica sobre os efeitos de cada ação sobre o meio em que se vive, inclusive impactos na saúde humana, vem crescendo na sociedade e o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) vem se destacando nesta implementação, com suas atividades internas e principalmente de extensão, no qual envolveu alunos do curso de Ciências Biológicas na causa.  Consequentemente, autoridades, diretorias e coordenadorias de outros municípios, estão se surpreendendo com a amplitude do evento.

A professora Amanda Dias envolveu alunos do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Ciências Biológicas, levando às escolas locais e regionais árvores com significado especial para o aluno que promoveu o plantio. A professora e coordenadora Norma Bitar trabalhou com seus alunos do Projeto Integrador em todos os períodos do curso, motivando e fazendo com que apliquem seus conhecimentos a sociedade. A professora Lorrayne de Barros Bosquetti envolveu os alunos recém-chegados ao curso, fazendo com que retornassem as suas escolas de origem, agora como graduandos e cidadãos atuantes, plantando um exemplar que simbolizasse a conscientização e o movimento envolvido com o Plantio Global 2019. Em todas as práticas houve responsabilização por cada muda para que resista à época seca e cresça para executar seus serviços ambientais e em prol da saúde.

Desta forma, em Carmo do Paranaíba houve parceria entre alunos do UNIPAM, Cerâmica Brandão e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente no plantio de três quaresmeiras. Em Coromandel, houve o envolvimento da comunidade infantil e jovem no plantio de pluméria na calçada. Em Lagoa Formosa, houve conscientização e plantio de lichia em condomínio, envolvendo moradores dessa. Em Guimarânia, durante a semana, teve apoio e envolvimento de diretoria, coordenação, professores e alunos na escola estadual para finalizar o dia com o plantio de chapéu-chinês. Ainda outros municípios devem participar neste domingo. Como o esperado, em Patos de Minas o evento foi mais intenso, com plantio de mudas nativas do Cerrado como curriola, pitomba e outras, nas proximidades do Parque do Mocambo, na Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz”, no centro da cidade, condomínios, calçadas, residências, avenidas e outros.

Vale lembrar que as plantas interferem positivamente no ambiente, desde a evapotranspiração, aumentando a umidade relativa do ar, até a infiltração das águas no solo para abastecer as nascentes na época seca.

Seja você também é um cidadão que adere a causa, faça sua ação e publique: #plantioglobal; #globalplanting; #plantationmundial

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS