FPM

SENAR e EPAMIG alinham parceria para aproximar produtores rurais e pesquisas de ponta no agro

A ideia da parceria surgiu um ano atrás, na unidade da Epamig em Prudente de Morais

por Weslley Raphael
16/10/2019 - 09h33

Uma reunião feita na tarde desta segunda-feira (14) entre Sistema Faemg / Senar Minas e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promete ser o início de uma aproximação maior entre produtor e pesquisas de ponta na área do agro.

Juntas, as duas entidades discutiram a formatação de um termo de cooperação para que pesquisadores da Epamig utilizem dados colhidos pelos técnicos de campo de programas especiais do Senar Minas, enquanto o Senar possa dispor das instalações da Epamig para ministrar treinamentos e também capacitar pessoal da entidade estadual.

A presidente da Epamig, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, e a chefe da Unidade Centro Oeste da Epamig, Marinalva Woods Pedrosa, foram recebidas pelo superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, e pelo o coordenador de Formação Profissional Rural (FPR) Luiz Ronilson Paiva, que explicaram como funciona o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e como são a estrutura e o trabalho da entidade na capacitação e promoção social das famílias rurais.

“A pesquisa só tem sentido se ela chegar na ponta, aproximando o agricultor da tecnologia, por isso essa é uma parceira que nos motiva”, disse a professora Nilda. A parceria também fará o caminho inverso, trazendo para os pesquisadores a realidade e as demandas dos produtores, para que eles desenvolvam soluções. Luiz Ronilson acrescentou que os dados coletados por técnicos de campo poderão alimentar as pesquisas da entidade.

A equipe do Senar ainda contou com os analistas técnicos Harrison Belico, Rafael Rocha e Ricardo Tuller; pela Epamig, acompanharam a professora Nilda e Marinalva Soares os pesquisadores Karina Toledo da Silva e Daniel Sobreira Rodrigues, das áreas de nutrição animal e sanidade animal, respectivamente. Atualmente, além de deter conhecimento em todas as cadeias do agro, a Epamig ainda possui trabalhos de vanguarda no desenvolvimento de uvas e azeites, por exemplo.

Tratativas

A ideia da parceria surgiu um ano atrás, na unidade da Epamig em Prudente de Morais. Agora, após a reunião em Belo Horizonte, as entidades vão acertar detalhes da cooperação, que prevê a troca de dados e de conhecimento, via capacitações das equipes da Epamig e dos técnicos do Senar que vão atuar no Programa ATeG: “estamos captando profissionais que acabaram de chegar ao mercado de trabalho e o conhecimento da Epamig vai ‘lapidar’ os selecionados para atuação na ponta”, explica Luiz Ronilson.

Para o superintendente Christiano Nascif, a parceria vai estreitar os laços entre as duas entidades e melhorar a capacitação dos instrutores que atuam pelo Senar, além de também ofertar treinamentos para técnicos da Epamig nas unidades da instituição. “A pesquisa e a extensão são uma via de mão dupla. Essa união levará pesquisa de ponta para os produtores rurais e ao mesmo tempo colocará os pesquisadores em sintonia com as necessidades desses produtores”, resume.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Imprensa SENAR MINAS - Patos de Minas.

OUTRAS NOTÍCIAS