Patos em Destaque Whats

Ações do PMCD e apoio da população na luta contra o Aedes aegypti

Para que as ações de combate ao mosquito da dengue sejam eficazes é necessária a união de forças entre agentes do PMCD e população

por Weslley Raphael
12/12/2019 - 16h13

Em 2019, o Brasil enfrentou uma grave epidemia de casos de dengue. No município de Patos de Minas não foi diferente, sendo que o número de casos notificados (ou seja, casos suspeitos) ultrapassou sete mil.

O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) tem realizado ações intensas durante todo o ano e informado à população que, no período de chuvas e calor intenso, o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti acontece de forma mais rápida e qualquer recipiente que acumule água se torna um possível criadouro.

As ações de combate ao vetor das doenças estão sendo desenvolvidas de forma contínua e são muito importantes. Os agentes do PMCD desempenham relevante papel nesse trabalho de combate por meio de visitas domiciliares, mutirões de recolhimento de materiais inservíveis cumulativos, blitz educativas, panfletagens educativas bem como palestras em empresas, escolas e igrejas. Nesse contexto, é fundamental a colaboração de toda a população, vistoriando seus imóveis, eliminando os possíveis criadouros diariamente e permitindo ao agente realizar a visita. Entretanto, infelizmente, alguns moradores ainda recusam a visita realizada pelo agente de combate às endemias, a qual é de suma importância.

É extremamente necessário que todos os moradores abram as portas dos seus imóveis e recebam a visita dos agentes os quais realizam o tratamento com larvicida (quando necessário) e, em caso de suspeita de casos de dengue, fazem o bloqueio utilizando bombas costais. Além disso, os agentes realizam também, durante as visitas aos domicílios, um trabalho educativo, levando informação e orientação a todos. É importante ressaltar que os agentes do PMCD trabalham devidamente uniformizados e munidos de crachá de identificação. Caso a população tenha dúvidas, sugere-se que pergunte o nome do agente e sua matrícula, peça para ele aguardar do lado de fora da sua residência e entre em contato com o programa, pelo telefone 3822-9755. Dessa forma, imediatamente será averiguado se realmente trata-se de um funcionário do PMCD.

Também é importante lembrar que o combate ao mosquito Aedes aegypti é dever de todos e não deve parar. Todos juntos podemos vencer a guerra contra esse vilão de apenas meio centímetro que pode nos roubar a vida.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS