Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Colmeia Patos realiza a sua reunião do mês de novembro e debate sobre demandas de recursos hídricos na região

A reunião contou com Maíra Fares coordenadora do Pró-Mananciais de Minas Gerais

por Weslley Raphael
02/12/2021 - 21h23

Colmeia Patos realiza a sua reunião do mês de novembro e debate sobre demandas de recursos hídricos na região

O Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia Patos), realizou a sua 39ª reunião ordinária na modalidade on-line pela plataforma microsoft teams. A reunião aconteceu no dia 24 de novembro, de 8h30min às 11h30min, com teto previsto no regimento interno do coletivo de 2 horas de duração.

A pauta constava-se de 13 pontos, a seguir: 1 - Contagem de número de participantes com quórum para deliberações e votações. (Mensagens enviadas e recebidas pelo Colmeia). 2 - Abertura oficial da reunião pela presidente, Geize Carla Soares Marques. 3 - Leitura da Ata da última reunião do Coletivo Local de Meio Ambiente. 4 - Processo de regulamentação do Regimento Interno do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas. 5 - Manifestação de representante da Copasa, engenheiro civil, responsável pelas obras de construção do CEAM Mocambo, sobre o processo licitatório para contrato de nova empreiteira. 6 - Resposta de representante da Copasa sobre a alteração de mobiliário para equipar o CEAM Mocambo. 7 - Resposta de representante da Copasa por meio da Coordenação Pró-Mananciais em BH, sobre a proposição que prevê a criação de aporte financeiro para a manutenção interna do Colmeia Patos. 8 – Relatório da Polícia Militar de Meio Ambiente sobre a fiscalização solicitada pelo Colmeia Patos na microbacia do córrego Bauzinho. 9 - Relatório e comentários a ação ambiental do Projeto Peixamento em parceria Colmeia Patos e Codevasf, realizada em 11 de novembro de 2021. 10 - Informações sobre o processo de aquisição de Caminhão-Pipa doado pela Codevasf para Patos de Minas. 11 - Gestão na Assembleia Legislativa MG ou no Governo de Minas para a isenção de cobrança de DAE (Documento de Arrecadação Estadual) para a realização de atividade de Peixamento. 12 - Informações sobre o Encontro Anual do Pró-Mananciais, que acontecerá do dia 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021. 13 - Informes gerais de interesse socioambiental.

A presidente do Colmeia Patos, Geize Soares, cumprimentou a todos os participantes e informou sobre as últimas ações que o Coletivo tem realizado na região, dentre outras, a oficialização a órgãos competentes na área da fiscalização ambiental como a Polícia Militar de Meio Ambiente e o IEF, para fazer vistoria técnica na microbacia do córrego Bauzinho no distrito de Pindaíbas, para o levantamento de fatos que provocaram o secamento súbito do manancial por duas semanas do mês de outubro.

O vice-presidente e comunicador do Coletivo Local de Meio Ambiente, Civuca Costa, relatou que após as correções gramaticais e devidas complementações que ficaram de fora do texto, o documento final do Estatuto do Colmeia Patos foi encaminhado oficialmente ao Gabinete do Prefeito Luís Eduardo Falcão, para análise e aprovação jurídicas e sanção do Executivo Municipal.

O conselheiro ambiental completou informando que no documento aprovado pela plenária no mês de outubro, estavam ausente alguns artigos e parágrafos importantes, como: a função do vice-presidente do Colmeia; o nome correto do Batalhão de Bombeiros Militar; a inclusão do nome do Cima na lista de entidades representativas; e a competência das câmaras técnicas de assunto referente a obras contempladas no cardápio do Programa Pró-Mananciais, dentre outros. Com a revisão do Estatuto que teve também o objetivo de ampliar o quadro de representantes, as cadeiras do Colmeia Patos passam de 19 para 24 entidades.

A coordenadora do Programa Pró-Mananciais de Belo Horizonte, Maíra Fares Leite, participou de forma destacada na reunião, informando dúvidas dos conselheiros sobre o andamento de projetos do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas, e, reiterou a todos que o prazo para a elaboração de sugestão para o Programa de Ações 2022 do Pró-Mananciais se encerra no próxima dia 5 de dezembro.

Neste sentido, a presidente Geize Soares convocou uma reunião extraordinária entre a direção executiva do Colmeia Patos aberta também aos conselheiros interessados, para a construção da minuta com as devidas propostas que poderão fazer parte do Cardápio Ambiental do Programa Pró-Mananciais para 2022. A reunião ficou marcada para o dia 30 de novembro, às 14 horas, na Sala de Reuniões da Gerência Regional da Copasa Patos de Minas.

O assistente Sócio Ambiental da Copasa, Fauster Bernardes da Costa, recém chegado da Unidade de Araxá, no ponto de pauta que solicita a resposta da gerência da empresa sobre a abertura de nova licitação para a construção do Centro de Educação Ambiental -  Unidade Patos de Minas, informou que o processo está em andamento e deve sair no máximo no mês de janeiro de 2022, para a contratação de nova empreiteira para a edificação das obras do CEAM no Parque do Mocambo.

Sobre os comentários e relatos sobre o Projeto de Peixamento que aconteceu no dia 11 de novembro, no córrego do Arroz em Areado e no córrego Bauzinho no distrito de Pindaíbas, várias foram as manifestações positivas dos conselheiros participantes da reunião. Destacando toda logística e objetividade da ação ambiental mesmo com o tempo chuvoso naquela ocasião. O evento contou com a soltura de 15 mil alevinos da espécie nativa Curimatã-pacu nas duas microbacias que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 

Fonte: : Colmeia Patos
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS