Patos em Destaque Whats

Vereadores se reúnem com Secretário de Agricultura para discutir a situação das estradas rurais

Dentre os problemas apontados, estão a precariedade das máquinas, o tempo de deslocamento de pessoal e questões de licitação

por Weslley Raphael
14/03/2018 - 15h26

Vereadores e servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável se reuniram nessa terça-feira (13/03), no período da tarde, no plenarinho da Câmara Municipal, para analisar a situação das estradas na zona rural de Patos de Minas. A infraestrutura disponível para a manutenção dessas estradas foi o principal ponto debatido.

A convite do Vereador Isaías Martins de Oliveira, estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável, João Paulo Rodrigues Ferreira, o Diretor de Indústria e Comércio, Fernando Porto, e os parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim, Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano e Vicente de Paula Sousa.

Na ocasião, o principal questionamento foi acerca da infraestrutura decadente da Administração Municipal para a manutenção das estradas, visto que as máquinas são antigas e se encontram em péssimo estado de conservação. Outro ponto indagado foi sobre a demora para se restaurar algumas estradas.

Por sua vez, o Secretário de Agricultura, João Paulo Rodrigues esclareceu que, com a divisão das secretarias de obras públicas e agricultura, houve também a redistribuição das máquinas e, com isso, as equipes destinadas a atender a zona rural diminuíram. Segundo João Paulo, atualmente apenas quatro equipes estão em operação.

Também foi abordada a carga horária de 6 horas diárias dos servidores públicos. O secretário ressaltou que, no ambiente rural, essa carga horária não funciona, pois deve ser levado em consideração o tempo de deslocamento de ida e volta. De acordo com ele, o ideal seria voltar a pagar as horas extras, para que os servidores trabalhassem o período necessário no dia/semana e entregassem o serviço à comunidade rural no tempo adequado.

Na oportunidade, discutiu-se, ainda, problemas com as licitações. João Paulo disse que o processo é muito demorado, citando um exemplo real: “Estamos há dois meses tentando terceirizar três caminhões e o processo está parado”. De acordo com o secretário, existe a Portaria n° 1.211, 26 de maio de 2017, que diz respeito às verbas do governo federal destinadas às estradas rurais. Nesse sentido, a Prefeitura está tentando conseguir a transferência de recursos federais, de modo a possibilitar a terceirização ou aquisição de equipamentos. A solução do problema, segundo João Paulo, seria a compra de máquinas como tratores, caminhões, retroescavadeiras, dentre outras.

Na próxima quinta-feira (15/03), os vereadores se reunirão com o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, para tratar dos problemas enfrentados pela Secretaria de Agricultura.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS