Patos em Destaque Whats

Startup participante do VACATHON é classificada para o “Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe”

A equipe é orientada pelo oCEANo, pelo NIT e pela Farol Incubadora

por Weslley Raphael
31/03/2020 - 17h54

A startup CioFlash irá participar do “Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe”, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), instituição financeira internacional e agência especializada das Nações Unidas com sede em Roma, na Itália.

A CioFlash teve início em 2019, ao participar do “VACATHON”, competição organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (COOPATOS), em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); do Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo); e da Farol Incubadora de Empresas. A competição aconteceu em agosto de 2019, durante a “16ª edição da Semana COOPATOS”, realizada no Centro de Convenções e Eventos (CCE).

O VACATHON é uma maratona voltada para jovens cooperativistas e estudantes do agronegócio.  Na ocasião, os participantes foram separados em equipes e identificaram “dores” do mercado do leite. A fim de saná-las, eles propuseram soluções previamente validadas.

De acordo com uma das integrantes da startup, a aluna do 9º período de Medicina Veterinária, Yasmine Oliveira dos Santos, a CioFlash desenvolveu um detector de cio bovino, que viabiliza uma inseminação mais efetiva, otimizando o trabalho no campo. “Composto por um hardware e um software, o detector oferece uma redução no custo de produção, por garantir um melhor aproveitamento do cio natural diminuindo os gastos com protocolos hormonais, aumentando também a receita da propriedade devido à elevação da taxa de concepção do rebanho, trazendo um ganho de patrimônio com um rebanho geneticamente superior, agregando valor deste no mercado”, explicou Yasmine Oliveira.

O coordenador do oCEANo, professor Fernando Dias da Silva, explica a importância do projeto desenvolvido. “A inovação aberta pode ser a solução para dificuldades enfrentadas pelas empresas, quer sejam pequenas, médias ou grandes. Além é claro, de estimular os alunos e a comunidade em geral a desenvolverem novos modelos de negócios e fomentar o ecossistema regional”, ressaltou Fernando Dias.

Yasmine Oliveira afirma ainda que participar do VACATHON foi essencial. “O VACATHON foi o principio de tudo. Todos os universitários se empenharam ao máximo, para resolverem as ‘dores’ que acometem o trabalhador rural, que muitas vezes se encontra com recursos e conhecimentos limitados para executar suas atividades de maneira otimizada”, destacou Yasmine Oliveira.

O “Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe” acredita que a inovação deve ser sustentável e colaborativa. A startup CioFlash teve sua inscrição aprovada e agora participará das próximas etapas. Nos meses de abril e maio, as iniciativas serão analisadas por especialistas. Em maio, os finalistas serão divulgados. No mês de junho, as iniciativas vencedoras serão premiadas. Nos meses seguintes, de junho a dezembro, ocorrerá a mentoria e o processo de aceleração das iniciativas vencedoras. Na oportunidade, eles participarão de programas de orientação, de viagens de intercâmbio e de ampliação, com intuito de acelerar suas iniciativas em diversos países da América Latina e do Caribe.

Segundo Yasmine Oliveira, a equipe está confiante para participar do Prêmio. “Estamos otimistas e nos preparando para as próximas etapas. Esperamos mostrar ao mundo que o agronegócio, o carro chefe do país, pode sempre ser valorizado e deve ter a atenção de todos para sua evolução”, afirmou Yasmine Oliveira.

Além de Yasmine Oliveira dos Santos, a equipe é composta por mais cinco estudantes. São eles: Bruno Rabelo de Sousa, aluno do 9º período de Medicina Veterinária; Rafael Cunha Rocha, aluno do 5º período de Engenharia Elétrica; Sabrina Maria Nunes, aluna do 9º período de Medicina Veterinária; Vitória Regina Dias da Cunha, aluna do 1º período de Enfermagem; e Virgínia Camile Dias da Cunha, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Vale ressaltar que a startup CioFlash foi finalista do “11º Prêmio UNIPAM de Empreendedorismo”, promovido em novembro de 2019.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS