UNIPAM

Prefeitura suspende intervenção no Hospital São Lucas e volta a ampliar leitos no Hospital de Campanha

Relatório técnico elaborado após vistoria no hospital aponta ausência de equipamentos e medicamentos essenciais

por Weslley Raphael
01/03/2021 - 15h31

Prefeitura suspende intervenção no Hospital São Lucas e volta a ampliar leitos no Hospital de Campanha Usina de oxigênio fora de funcionamento e encanamento de distribuição de oxigênio insuficiente

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Patos de Minas anunciou a suspensão da intervenção judicial no Hospital São Lucas. Segundo relatório técnico da Secretaria Municipal de Saúde, há ausência de equipamentos e medicamentos essenciais para a manutenção e suporte da vida. 

Estão em falta na unidade, por exemplo, oxímetros, cabos para monitorização multiparâmetros, aparelhos de pressão não invasiva e respiradores, aspirador portátil e desfibriladores. Foram constatados também outros problemas, como fototerapias com poucas lâmpadas e número insuficiente de incubadoras, monitores e ventiladores. Quanto aos materiais disponibilizados, há falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e insumos médico-hospitalares.

Apesar de o São Lucas estar credenciado pelo SUS Fácil para atendimento de pacientes com Covid-19, os técnicos da prefeitura verificaram a falta de itens essenciais para garantir a assistência adequada, entre eles válvula reguladora de oxigênio e ar comprimido, bomba de infusão, cabos de energia e oxímetros nos monitores, estetoscópio e termômetro. Além disso, não há ligação de água para utilização nas máquinas de hemodiálise, e a canalização do vácuo não está funcional.

Quanto à rede de oxigênio e vácuo do hospital, há problemas na distribuição para todos os leitos de UTI. Há três usinas de produção de oxigênio, no entanto somente uma está produzindo o gás e em quantitativo insuficiente para o número de leitos já existentes, o que justifica a baixa taxa de ocupação. Caso fossem admitidos pacientes com Covid-19, patologia que leva à dependência de oxigênio, haveria sobrecarga na rede de distribuição de gases, o que acarretaria pane e poderia provocar óbitos dos usuários por hipóxia. 

Toda a vistoria foi realizada com a presença de profissionais especializados da Secretaria de Saúde, além de representantes da Superintendência Regional de Saúde, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Patos de Minas e da presidente do Conselho Municipal de Saúde. 

Hospital de Campanha – Com a suspensão da intervenção no Hospital São Lucas, as atenções da prefeitura voltam-se mais uma vez para o Hospital de Campanha. Na última sexta-feira (26), por meio de doação da FIEMG, foi possível iniciar a montagem de mais seis leitos de UTI. Além disso, o Executivo trabalha para que, nos próximos dias, o número de leitos seja mais uma vez ampliado. 

Atualmente, o Hospital de Campanha oferece 46 vagas para internação, sendo que o número de UTIs passou de nove para 20 leitos somente de janeiro de 2021 para agora. A unidade também conta com dez leitos intermediários com respiradores e 16 leitos clínicos.

Na última semana, por iniciativa dos promotores da Beats Patos, o HC também teve o seu espaço de atendimento ampliado com a instalação de uma estrutura que permitirá mais conforto para os pacientes em observação e triagem. 

O poder público municipal reafirma o seu compromisso em garantir o atendimento a todos os pacientes e em fortalecer, cada dia mais, o sistema de saúde do município. 

Avanço da vacinação – Com o recebimento de novas doses da vacina contra Covid-19 esta semana, a prefeitura municipal ampliará a vacinação de idosos e profissionais da saúde. Foram 2.790 doses recebidas, que vacinarão 2.310 patenses. 

A partir de agora, serão vacinados parte dos idosos de 80 a 84 anos, todos os idosos de 85 a 89 anos e mais uma parcela de trabalhadores de saúde cadastrados na plataforma digital (http://patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid/). Também  será realizada a busca ativa para que sejam localizados idosos que, porventura, não tenham efetuado o cadastramento. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS