FPM

Covid-19: novo decreto libera todas as atividades comerciais na cidade

Os velórios também estão citados na norma, e para eles a ocupação total por sala fica limitada a 75% da capacidade

por Weslley Raphael
08/10/2021 - 17h33

Covid-19: novo decreto libera todas as atividades comerciais na cidade

Depois de avaliar o cenário epidemiológico do coronavírus em Patos de Minas, que vem mantendo-se mais favorável há alguns meses, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 deliberou por novas flexibilizações. As permissões estão contidas no Decreto 7.123, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (8/10). Em resumo, a norma autoriza o retorno de todas as atividades do comércio.

A permissão, contudo, vem acompanhada da necessidade de observar a capacidade máxima de 80% de ocupação do local, mediante o uso obrigatório de máscara, álcool gel e distanciamento de 1,5m entre as pessoas. Nessa autorização estão, por exemplo, atividades coletivas de cinema, teatro, boates, festas (com ou sem vendas de ingresso e bilheteria) e serestas em clubes sociais. 

O novo decreto ainda determina a obrigatoriedade de aferir a temperatura somente em eventos sociais com público superior a cem pessoas, assim como retira das academias de ginástica a exigência de o aluno agendar previamente o horário, desde que respeitado o limite de ocupação e o distanciamento social previstos para as demais atividades. 

Os velórios também estão citados na norma, e para eles a ocupação total por sala fica limitada a 75% da capacidade. Nesses locais ficam proibidas aglomerações de visitantes pelas áreas internas e externas, assim como o fornecimento de lanches. Essa e as demais medidas entram em vigor a partir de hoje. 

Segundo o coordenador do comitê, Emerson Gontijo, a necessidade de reabertura da economia local é urgente. “Analisados os dados, o avanço da vacinação e a grande redução de casos graves, entendemos que flexibilizações são possíveis. Mas lembramos que a retomada é tão essencial quanto não abandonarmos as medidas para evitar eventual crescimento desordenado da pandemia”, disse ele. 

Medidas que não estejam definidas nesse decreto municipal e outros, seguem em vigor de acordo com o protocolo do Plano Minas Consciente.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS