Patos em Destaque Whats

Homens e mulheres do campo são homenageados pelo Legislativo patense

Medalha de Mérito “Dr. Moacir Viana de Novaes” é entregue todo ano a quem se destaca nas atividades rurais

por Weslley Raphael
12/07/2019 - 15h59

Produtores e produtoras rurais dos mais diversos segmentos receberam, na tarde de ontem (11/07), a Medalha de Mérito de Destaque Rural “Dr. Moacir Viana de Novaes”. A sessão especial foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas e 11 nomes, entre casais e famílias, tiveram suas trajetórias e trabalhos reconhecidos.

O encontro foi prestigiado pelos parlamentares membros da Mesa Diretora e demais vereadores patenses, bem como pelo Ouvidor do Município, Dolglas Eduardo Silva, representando o Executivo Municipal. Produtores rurais, seus amigos e familiares ocuparam toda a galeria.

Após a entrega das condecorações, a homenageada escolhida como oradora foi Vera Aparecida Silva – residente na comunidade de Capela das Posses. Mais conhecida como Vera da Capela, ela tratou dos desafios de viver no campo e enalteceu a relevância daqueles que lidam com a agricultura: “o esforço e criatividade dos que vivem da produção rural é um fator significativo na riqueza gerada por nosso Estado”, disse.

Já, em nome da Câmara Municipal, o vereador Isaías Martins de Oliveira apontou a importância dos produtos fornecidos pela zona rural para o abastecimento da população e falou das dificuldades enfrentadas na prestação desses serviços: “apesar dos obstáculos, vocês estão sempre aguerridos, alegres na lida com a terra, no trato com o gado”, afirmou.

A Medalha de Destaque Rural é entregue na semana do Dia do Produtor Rural, comemorado em 7 de julho, em cumprimento à Lei municipal nº 5.611/2005. Dr. Moacir Viana de Novaes, que dá nome à honraria, dirigiu, durante 34 anos, a subestação experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig de Patos de Minas, onde desenvolveu pesquisas e estudos na melhoria genética de sementes, agricultura no cerrado e uso de fertilizantes. Faleceu em 1974, aos 74 anos, deixando um grande legado de conhecimentos técnicos inovadores aos produtores rurais da região.

Os homenageados de Destaque Rural foram:

  1. Adelino Tolentino Neto

  2. Antônio dos Reis Tinoco

  3. Antônio Gonçalves da Silva e Nivalda Gonçalves da Silva

  4. Eliomar Gonçalves Pinheiro

  5. Emerson Faria do Amaral e seu pai Francisco Faria do Amaral

  6. João Ataídes Luiz e Maria de Fátima Santos Luiz

  7. João Batista Cassimiro

  8. Maria Amélia Batista Fonseca Gonçalves

  9. Osmar Fernandes Barbosa

  10. Pedro Caetano da Silva

  11. Vera Aparecida Silva

Os produtores rurais Antônio Borges de Arvelos; casal José Maria da Silva e Lúcia Gonçalves Silva; e Renato Luiz Pereira não puderam comparecer a esta sessão especial e, por isso, receberão a medalha em outra oportunidade.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS