TeraByte

Copasa, por meio do Pró-Mananciais implementará mais ações nas microbacias

Plantio de mudas, cercamento de nascentes e adequação de estradas rurais para preservação de mananciais em regiões do Estado

por Weslley Raphael
15/04/2021 - 12h06

Copasa, por meio do Pró-Mananciais implementará mais ações nas microbacias

A Copasa, por meio do Programa Pró-Mananciais, irá investir, em 2021, mais de R$1 milhão em ações que visam à preservação de microbacias situadas nas regiões do Alto Paranaíba, Noroeste, Pontal e Triângulo Mineiro.

Esses recursos serão aplicados na construção de quase 26 km de cercas ao redor de nascentes e matas ciliares; plantio de 2.500 mudas de árvores nativas; regularização de mais de 30 km de estradas rurais; construção de mais de 1.000 bolsões / bacias de acumulação de água de chuva e de 22 km de curvas de nível.

O supervisor socioambiental da Copasa, Fernando Corrêa, explica os objetivos das atividades implementadas pela Companhia para preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público da região. "Elas irão evitar a devastação das reservas e o pisoteio de olhos d'água pelo gado. Além disso, irão prevenir o carreamento de terra para os cursos d'água local e contribuir com a infiltração de água no solo, o que, consequentemente, irá auxiliar no aumento da vazão de água nas nascentes", explicou.

 Balanço

Desde a implantação do programa, em 2017, na microbacia do córrego do Bauzinho, na localidade de Pindaíbas, e na microbacia do córrego do Bom Sucesso, ambos em Patos de Minas, já foram plantadas 13 mil mudas, construídos 23 mil metros de cercas no entorno de áreas de preservação permanentes, adequados 8.700 metros de estradas, feitos 54 bolsões e 20 bigodes para direcionar e acumular a água de chuva.

Essas ações contam com o apoio e a aprovação dos moradores que são beneficiários dessas atividades desenvolvidas pela Copasa, por meio do Pró-Mananciais. No início de 2020, a propriedade do produtor rural de Pindaíbas, Cézar Lopes, foi contemplada com o plantio de mudas e cercamento ao redor de duas nascentes. "Com a apenas doze meses que a Copasa iniciou os trabalhos por aqui, já sentimos a diferença nos resultados obtidos. Em comparação com os anos anteriores, durante a época da seca, a disponibilidade de água está muito melhor", ressaltou.

O assistente socioambiental da Copasa Fernando também informou que, neste ano, em Patos de Minas, a previsão é de que as ações sejam desenvolvidas na região rural da microbacia do córrego do Serrote, mas a definição do local e das atividades necessárias serão feitas pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) da cidade, após criterioso estudo da área, previsto para ser realizado neste mês de abril.

A superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Copasa, Cristiane Carneiro, comentou que "a Copasa, além de prestar os serviços de abastecimento e de esgotamento sanitário para proporcionar qualidade de vida aos seus clientes, tem também como objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público".

Pró-Mananciais

O Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais) atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em mais de 220 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

 

Fonte: : Ascom Copasa

OUTRAS NOTÍCIAS