Taki, app de compras de Patos de Minas
Patos em Destaque
Vestibular Unipam

FHEMIG ABRE PROCESSOS SELETIVOS PARA RESIDÊNCIA MÉDICA E ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

O candidato que necessitar de isenção da taxa de inscrição tem entre os dias 16 e 19 de outubro para fazer a solicitação

WESLLEY RAPHAEL
SEXTA-FEIRA, 16/10/2020
Fhemig abre processos seletivos para residência médica e área profissional da saúde

Do dia 16 de outubro a 4 de novembro de 2020, estarão abertas inscrições para dois processos seletivos de residência na Fhemig: o de residência médica e o em área profissional da saúde. A novidade deste ano é que o cronograma dos dois processos ocorrerá simultaneamente, com etapas nas mesmas datas - incluindo a prova objetiva, a ser realizada no dia 5 de dezembro.

Além das inscrições, o período de 16 de outubro a 4 de novembro também será destinado ao envio de documentos do currículo, à solicitação de vaga como pessoa com deficiência e à solicitação de condições especiais para a realização da prova. O candidato que necessitar de isenção da taxa de inscrição tem entre os dias 16 e 19 de outubro para fazer a solicitação.

Os dois processos seletivos serão executados pela Fundação de Desenvolvimento da pesquisa (Fundep). Os editais estão disponíveis no site da Fhemig e outras informações deverão ser solicitadas exclusivamente pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3409-4153 (horário das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, exceto sábados, domingos e feriados).

Vagas e especialidades

O programa de residência médica oferecerá 222 vagas em 22 especialidades (anestesiologia, cirurgia básica, cirurgia de mão, cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, mastologia, medicina de emergência, medicina intensiva – entrada direta, neurocirurgia, neurologia, oncologia clínica, ortopedia e traumatologia, pediatria, pneumologia e psiquiatria) e 18 áreas de atuação (cirurgia do trauma, emergência pediátrica, endocrinologia pediátrica, endoscopia em ginecologia e obstetrícia, endoscopia respiratória, gastroenterologia pediátrica, infectologia pediátrica, medicina intensiva - pré-requisito, medicina intensiva pediátrica, medicina paliativa pediátrica, neonatologia, neurologia pediátrica, pneumologia pediátrica, psicoterapia, psiquiatria da infância e da adolescência, psiquiatria forense, toxicologia e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia).

As vagas de residência médica estão distribuídas entre 14 unidades da Fhemig: Hospital João XXIII, Hospital Júlia Kubitscheck, Hospital Maria Amélia Lins, Hospital Infantil João Paulo II, Hospital Alberto Cavalcanti, Maternidade Odete Valadares, Hospital Eduardo de Menezes, Instituto Raul Soares e Cepai – em Belo Horizonte; Hospital Cristiano Machado – em Sabará; Hospital Regional Antônio Dias – em Patos de Minas; Hospital Regional João Penido – em Juiz de Fora; e Hospital Regional de Barbacena e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Já o programa de residência em área profissional da saúde oferece 57 vagas em quatro áreas de concentração: 1) Atenção em Urgência e Emergência, para profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia. 2) Atenção em Saúde Mental, para profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia e terapia ocupacional. 3) Enfermagem Obstétrica, para profissionais de enfermagem e 4) Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, para profissionais de odontologia. As vagas estão distribuídas entre unidades Hospital João XXIII, Hospital Infantil João Paulo II, Instituto Raul Soares, Maternidade Odete Valadares e Hospital Júlia Kubitscheck– em Belo Horizonte, e Hospital Regional Antônio Dias – em Patos de Minas.

Para a coordenadora das Residências em Saúde da Fhemig, Elaine Azevedo, o desenvolvimento dos programas vai ao encontro do importante e estratégico papel formador da instituição. “Respondemos por grande parte da formação de especialistas no Estado de Minas Gerais. Os cenários de práticas com casuística diversificada e volumosa proporcionados pelo conjunto de unidades assistenciais da Fhemig representam uma rica oportunidade para o aprendizado e a qualificação de jovens profissionais da área de saúde. Além disso, as residências potencializam e qualificam esses campos, o que reflete em melhoria da qualidade e da segurança no atendimento aos usuários dos hospitais que são sede dos programas”, conclui.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM Fhemig

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es