Patos em Destaque Whats

Alunos de Odontologia da FPM realizam projeto de saúde bucal na Escola Municipal Prefeito Jacques Côrrea

O projeto teve início no dia 16 e se estenderá durante várias semanas, na Escola Municipal Jacques Côrrea da Costa

por Weslley Raphael
24/04/2019 - 10h26

Acadêmicos do 4º período de Odontologia da Faculdade Patos de Minas (FPM) estão realizando o projeto “Educação Oral”, em Patos de Minas. Os estudantes contam com o apoio e orientação do professor de Saúde Coletiva, Roberto Goes. Os trabalhos tiveram início no dia 16 e se estenderão durante várias semanas, na Escola Municipal Prefeito Jacques Côrrea da Costa.

O projeto visa fortalecer o convívio dos acadêmicos com a sociedade e pôr em prática os conhecimentos adquiridos, formando profissionais preparados para atuarem e equipes, planejando, implantando e participando de programas relacionados à prevenção em saúde pública. Portanto, a coordenação de Odontologia está sempre elaborando novos projetos. “Temos a necessidade de intervenções preventivas em Saúde Bucal e damos grande enfoque a isso. Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética e sim de saúde”, relatou o aluno Weslley Raphael.

Foram desenvolvidos pelos próprios acadêmicos uma “caixa misteriosa”. Trata-se de uma caixa decorada, para animar a criançada, com um buraco. Cada criança coloca a mãozinha na caixa e escolhe um objeto. Antes de mostrar para a turma o objeto pescado, a criança deve adivinhar o que era. Entre as opções, pasta de dente, fio dental, escova de dente, bala, pirulito e frutas de plástico. Quando o objetivo é revelado, a criança e indagada a respeito: Esse é um lanche legal, pode comer toda hora, faz mal para os dentinhos, quanto de pasta se deve colocar na escova, para que serve o fio dental, entre outras. Os alunos de Odontologia também criaram adequações dos métodos de escovação (ténica de Bass, fones, Stillman, Stillman Modificado e Charters. Ao término do projeto, 475 crianças serão atendidas. Escovas de dentes também estão sendo distribuídas com o apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

“Temos como objetivo no desenvolvimento do projeto Escovação Oral estimular a coordenação motora, boa higienização bucal das crianças, aplicação de flúor como prevenção de cárie e tentar promover o hábito de boa higiene”, finalizou a aluna Bhárbara Bonnie.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Autor: Jota Reis.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS