Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Alunos do UNIPAM visitam aterro sanitário

O engenheiro civil, Douglas Ribeiro Oliveira, explica a importância dos alunos realizarem visitas técnicas

por Weslley Raphael
12/09/2019 - 09h37

Gabriele Peres Oliveira e Marcos Vinícius de Deus Braga, alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), juntamente com as alunas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Larissa Cristina Ribeiro Porto e Rayane Kelle Nobre de Carvalho, realizaram nesta semana, uma visita técnica ao aterro sanitário de Patos de Minas.

Na ocasião, Rayane Kelle e Larissa Cristina realizaram o mapeamento dos processos operacionais e o levantamento de aspectos e impactos ambientais do processo. O trabalho foi idealizado pelo professor Daniel Oliveira e Silva, responsável pela disciplina de Certificação Ambiental, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Já os alunos Marcos Braga e Gabriele Peres, efetuaram uma coleta de informações sobre o aterro sanitário de Patos de Minas como objeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: “Aterro sanitário do município de Carmo do Paranaíba: análises dos parâmetros de projeto, execução e operação”, orientado pela professora Nancy Tiemi Isewaki. O estudo permitirá uma classificação dos aterros visitados, por meio do Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR).

Durante a visita, o engenheiro civil responsável pelo aterro, Douglas Ribeiro Oliveira, acompanhou os estudantes, apresentando todos os procedimentos que envolvem os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU): coleta, transporte, pesagem, disposição, além dos demais processos de qualificação, mostrando a importância de uma boa gestão ambiental.

O engenheiro civil, Douglas Ribeiro Oliveira, explica a importância dos alunos realizarem visitas técnicas. “O aterro sanitário é uma obra complexa e diferente de outras obras de engenharia, na qual se tem preocupações ambientais, financeiras, logísticas, geotécnicas, de saúde, e afins, e é muito relevante para o meio acadêmico por se tratar de uma operação multidisciplinar que permite o contato com inúmeras disciplinas das áreas de saúde e engenharias”, explicou Douglas Ribeiro.

Segundo a aluna do 10º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, Rayane Nobre, os processos executados pelo aterro sanitário são organizados. “Eles possuem um controle rigoroso sobre quem acessa o local e os funcionários capacitados para exercer cada função. A visita ao aterro foi enriquecedora, proporcionando a experiência na prática do que foi aprendido em sala de aula”, afirmou Rayane Nobre.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS