TeraByte

Alunas de Nutrição ministram palestra em comemoração ao “Dia Nacional do Paciente Ostomizado”

A ostomia, também conhecida como estomia, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes

por Weslley Raphael
24/11/2020 - 11h55

Alunas do 8º período do curso de Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), sob orientação da professora Aline Cardoso de Paiva, realizaram no dia 16 de novembro, no Centro Especializado em Reabilitação de Patos de Minas (CER), uma palestra em comemoração ao “Dia Nacional do Paciente Ostomizado”.

A atividade faz parte do estágio em Saúde Pública e tem como intuito disseminar a conscientização e a visibilidade nacional em torno das pessoas que vivem com um estoma. A ostomia, também conhecida como estomia, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes, uma vez que diversas doenças podem levar à necessidade do procedimento cirúrgico, tais como: câncer, doenças inflamatórias traumas intestinais, entre outras.

Na oportunidade as alunas falaram, para os pacientes convidados e para a equipe do CER, sobre a importância da alimentação e de uma dieta equilibrada que, além de fornecer quantidades adequadas de todos nutrientes para o organismo, também evita complicações comuns, como: desidratação, forte odor das fezes, flatulência (formação excessiva de gases), constipação (intestino preso ou prisão de ventre) e diarreia.

De acordo com a orientadora do estágio, professora Aline Cardoso de Paiva, o procedimento salva vidas, mas ainda existem pessoas com preconceito ou que desconhecem essa situação. “Desde 2004, a estomia passou a ser considerada uma deficiência física. Mas isso não impede a pessoa de trabalhar, de viajar, de ir à praia, de dançar ou de praticar exercícios físicos, que não afetem a região abdominal. Por isso esta data foi criada para divulgação e conscientização”, explicou Aline Cardoso.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS