TeraByte

Conclusão do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) em João Pinheiro

Ao todo, 17 produtores rurais concluíram o curso na semana passada.

por Weslley Raphael
06/12/2018 - 16h16

“O GQC me ensinou sobre gerenciamento, sobre ter metas e planejamento das atividades na minha propriedade rural”. Essas são palavras de José Vicente Conrado, pequeno produtor rural de João Pinheiro, na região noroeste do estado, e concluinte do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) do Senar Minas.

Ao todo, 17 produtores rurais concluíram o curso na semana passada. São produtores de frutas, leite e peixes. O GQC tem duração de três meses e, em João Pinheiro, foi realizado pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais, Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Sicoob Credipinho.

“Nesse programa, os participantes aprendem a como elevar as fazendas a “empresas rurais”. Ensinamos a eles como fazer uma boa gestão, através de diagnósticos, definição de negócio, planejamento, organização e controle das atividades. Queremos que eles tenham qualidade total no que desempenham. Além disso, o GQC incentiva a permanência do produtor rural na atividade, pois ele só continuará se atingir bons resultados, e o curso mostra o caminho para isso”, detalha o instrutor do GQC, Bernardo Barros.

Conrado produz leite na propriedade rural de 33 hectares. Depois de anos na área de produção audiovisual, ele decidiu voltar às origens, voltar à área rural. Hoje, aos 46 anos de idade, Conrado passou a sentir na pele as dificuldades de um produtor de leite. Está produzindo 300 litros por dia e vendendo para uma cooperativa. O lucro é mínimo, segundo ele. “Minha estrutura é precária, estou melhorando agora, quero aumentar a quantidade e a qualidade do leite produzido para conquistar o mercado da região”.

Em três anos, essa foi a quarta turma que concluiu o GQC em João Pinheiro. “Isso é extremamente positivo, prova que os produtores rurais estão abraçando o programa e mudando os pensamentos sobre as atividades rurais”, complementa o mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais, Adriano Pereira.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS