Patos em Destaque
Unipam

AÇÕES DE BUSCA ATIVA DO CARTÃO DE VACINA JÁ FORAM INICIADAS

O primeiro bairro a ser visitado foi o Nova Floresta

WESLLEY RAPHAEL
TERÇA-FEIRA, 17/11/2020
Ações de busca ativa do cartão de vacina já foram iniciadas

Em Patos de Minas, as ações de busca ativa do cartão de vacina já foram iniciadas. Nesta terça-feira, 17 de novembro, a agente de saúde Geni Oliveira, da equipe 14 da USF Nova Floresta, visitou a residência de Gelciane Ferreira da Silva. Devidamente uniformizados, os agentes comunitários vão de casa em casa verificar o cartão de vacina de todos da residência, trabalho esse que, a princípio, estende-se até 11 de dezembro. A iniciativa envolve todas as equipes de Saúde da Família do município. Além de verificar todos os cartões de vacina, a agente ainda orientou a família quanto aos cuidados com a saúde.

“Nossa cobertura vacinal está abaixo do esperado, e doenças que são preveníveis por vacinação estão ocorrendo em Patos de Minas. É o caso, por exemplo, da tuberculose. Temos também um caso suspeito de criança com Paralisia Flácida Aguda, o que pode indicar infecção pelo poliovírus, causador da poliomielite”, explica Betânia Morais, da Secretaria Municipal de Saúde. 

Ela acrescenta que os moradores também podem levar os cartões de vacina para verificação nas suas unidades de saúde de referência, mas que a busca ativa, casa a casa, evita o risco de aglomeração. “Se a residência de qualquer cidadão não for verificada, pedimos o apoio de informar via Ouvidoria, pelo número 3822-9101, ou diretamente na SMS, pelo telefone 3822-9619”, diz Betânia. 

Poliomielite – Até o dia 20 de novembro, acontece a Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite. Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes menores de 15 anos devem levar seus filhos às unidades de saúde da família (USFs) para atualizar o esquema vacinal. As duas gotinhas contra a pólio são para o público com idade de 1 ano a menores de 5 anos. Os postos oferecem vacinação de segunda a sexta-feira. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es