FPM

Pronascentes realiza a terceira etapa do projeto Cuidando das Águas do Canavial

Para este trabalho pontual, o Pronascentes conta ainda com integrantes do IEF, estagiários do UNIPAM, CIMA, EPAMIG e EMATER

por Weslley Raphael
13/11/2019 - 19h55
Na manhã do sábado, 9 de novembro, o Programa Socioambiental de Proteção e Preservação de microbacias de Patos de Minas, realizou a 3ª etapa prevista no projeto em uma ação ambiental na Fazenda Pântano, na região do Córrego do Canavial.
 
A propriedade rural que recebeu as intervenções ambientais desta etapa pertence aos produtores Delson Queiroz e Antônio Porto, dentro do projeto Cuidando das Águas do Canavial, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas na ação ambiental.
 
O projeto foi realizado pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas (Diretoria de Meio Ambiente), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e empresa CEMIL, com o apoio do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e do Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA).
 
Segundo a bióloga da Prefeitura Municipal e coordenadora do Pronascentes, Eni Amaral, em meados deste ano foi realizado um diagnóstico ambiental para levantamento das nascentes da microbacia do Córrego Canavial, para cercamento, recuperação e proteção ambiental.
 
Para a bióloga, o principal fator de degradação das nascentes é o pisoteio do gado e outros animais de grande porte. Por isso, a primeira fase é o isolamento da área no entorno da microbacia com cercamento, proteção e conservação da área de recarga hídrica, sob a orientação do Código Florestal.
 
Na ocasião da ação ambiental da 3ª etapa do Pronascentes foram plantadas mais de 200 mudas de espécies nativas do cerrado e da caatinga, na área cercada com a presença de nascentes e insurgências, na Fazenda Pântano. Dentre outras árvores: camboatá, canafístula, ingá, jequitibá, jaracatiá, pau formiga, tucaneiro, sangra d'água, pororoca, moreira, paineira, pau pereira e ipês branco, roxo e tabaco.
 
A programação do evento começou com um café da manhã servido aos convidados, solenidade, plantio de mudas e almoço. O plantio contou com a presença de crianças e familiares, autoridades e ambientalistas, com ações de educação ambiental e proteção da nascente do córrego e do plantio de espécies nativas para recomposição da mata ciliar e área de recarga hídrica da bacia do Córrego Canavial.
 
Conforme os dados e levantamentos técnicos do Programa Pronascentes, criado em 2015 em Patos de Minas, em toda a microbacia do Córrego Canavial, foram catalogadas 83 nascentes desde o início das etapas do projeto. Em 2016, foi firmada uma parceria com a empresa Cemil que recuperou 2 nascentes desta microbacia, na Fazenda Juá de propriedade do Sr. Pedro Ailton Ferreira, que foram consideradas o projeto-piloto do programa.
 
Em 2018, a parceria do Pronascentes com a Cemil foi retomada, e a atual direção da empresa se mostrou bastante sensível à necessidade de cuidar e preservar os recursos hídricos da referida microbacia. Sendo assim, foi proposto pela empresa a recuperação e proteção de todas as nascentes ainda não isoladas pertencentes à microbacia do Canavial. Para melhor alinhamento e resultado do projeto ficou definido que todo o processo seria feito em etapas.
 
O Pronascentes é responsável por realizar a prospecção e seleção dessas nascentes para cada etapa, verificando a situação atual e fazendo o trabalho de sensibilização ambiental do produtor rural para adesão ao programa, além de realizar o  projeto executivo do cercamento e fornecer as orientações técnicas de reflorestamento, conservação de solo e cuidados com as nascentes.
 
Para este trabalho pontual, o Pronascentes conta ainda com integrantes do IEF, estagiários do UNIPAM, CIMA, EPAMIG e EMATER. Feita a adesão do produtor ao Programa, a Cemil destina todo o material necessário para cercamento das nascentes, sendo: as estacas, os mourões, o arame liso e os esticadores necessários para a efetivação do cercamento. O produtor rural, por sua vez é responsável pela mão-de-obra necessária para efetuar a cerca, bem como o plantio de mudas nativas, após o cercamento e em período propício, além dos tratos culturais necessários ao bom desenvolvimento das mudas.
 
As mudas nativas são fornecidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Prefeitura Municipal de Patos de Minas. O lançamento oficial do Programa Socioambiental de Proteção, Preservação, Recuperação e Conservação de Recursos Hídricos das Microbacias dos rios São Francisco e Paranaíba no município de Patos de Minas – Pronascentes, no dia 22 de março de 2015, por ocasião as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água. Desde a sua criação o programa tem obtido resultados práticos importantes em benefício do meio ambiente e dos recursos naturais.
 
Dados das etapas:
 
- 1ª etapa: Projeto-piloto - 2016:  duas (02) nascentes cercadas na Fazenda Juá, com a parceria da Cemil.
- 2ª etapa 2018 - 2019: dezessete (17) nascentes foram cercadas envolvendo um total de 10 produtores rurais.
- 3ª etapa 2019-2020: doze (12) nascentes estão sendo cercadas, de um total de mais 10 produtores rurais.
 
Prospecção futura do projeto:
 
- Em 2020 serão selecionadas de 10 a 15 nascentes para cercamento ou melhoria, expansão deste isolamento.
 
- Em 2020 , em parceria com a EMATER, Secretaria de Agricultura e UNIPAM, serão aprimorados os trabalhos de assistência técnica rural aos produtores no que se refere aos aspectos qualitativos e quantitativos da água, além de questões sanitárias.
 
- Em 2020 , a expectativa é que em parceria com a EPAMIG, Prefeitura de Patos de Minas, IEF e CEMIL, seja lançado um plano de trabalho para implantação de medidas de conservação de solo na microbacia do Canavial, nas propriedades onde as nascentes estão sendo cercadas.
 
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

 

Fonte: : Ascom CIMA e DMA.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS