TeraByte

Prefeitura de Patos de Minas faz adesão ao Programa Internet para Todos

Assinatura foi feita, pessoalmente, pelo Ministro Gilberto Kassab, em cerimônia realizada no sábado (17)

por Weslley Raphael
19/03/2018 - 16h05

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou, no sábado (17), em Patos de Minas (MG), o programa Internet para Todos, que vai levar acesso à banda larga a localidades sem conectividade de todo o país. Cerca de 15 prefeito da região do Alto Paranaíba participaram da solenidade e adeririam ao programando, somando aos mais de 2,4 mil prefeitos de todo o país, que já assinaram o termo de adesão, que define as condições para participação dos municípios no programa.

A assinatura do documento que formaliza a adesão de Patos de Minas foi assinada pelo Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e o Ministro Gilberto Kassab. Outros prefeitos associados à Amapar também formalizaram seu cadastramento no Programa na hora da solenidade de forma rápida e fácil, feita por um assessor do Ministério.

Uma grande comitiva compareceu ao Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos para recepcionar o Ministro Gilberto Kassab. Recepcionado pelo Prefeito José Eustáquio; pelo gerente de Governança da Telebrás, José Humberto Soares; pelo ex-prefeito de Patos de Minas, Waldemar da Rocha e por prefeitos da região, o Ministro cumprimentou a todos, concedeu entrevista coletiva à imprensa presente e seguiu para o Campus do Unipam na Rua Major Gote.

A cerimônia consistiu na apresentação do programa ao presentes. O Internet para Todos vai fornecer banda larga a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que foi colocado em órbita desde maio de 2017. No total, o governo investiu R$ 3 bilhões no satélite, que tem vida útil de 18 anos.

Além de beneficiar localidades sem internet ou com acesso precário, o Internet para Todos vai levar banda larga para escolas públicas, hospitais e postos de saúde. O programa vai garantir acesso em locais, como a área rural, que hoje não têm conectividade. “É o maior programa de inclusão digital do País”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante cerimônia.

Segundo Kassab, a velocidade da internet será “até 40 vezes superior ao que existe hoje. Para o usuário, o preço será inferior ao cobrado atualmente, “na ordem de um terço”. O governo está cadastrando as empresas interessadas em participar do Internet para Todos, que levará todo o aparato de internet banda larga de forma gratuita a municípios brasileiros por meio de antenas que serão instaladas nas localidades por companhias prestadoras do serviço.

O serviço de banda larga prestado não será gratuito a toda a população dos municípios atendidos, mas funcionará a preços reduzidos, porque muitas vezes a empresa tem um ônus grande para manter a infraestrutura. Independentemente disso, como as companhias terão garantias e isenções, poderão oferecer uma tarifa menor, disse o ministro.

Para o Prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves, o Internet para Todos vem ao encontro do que anseia a Administração Municipal, que quer avançar na modernidade, na conectividade e na inclusão. “Nossas cidades ganham em participar desse programa, pois a inclusão digital é hoje um desafio, principalmente, quando pensamos em nossos distritos. Muitas das vezes, queremos falar, mandar uma mensagem e não temos esse resultado. É uma parcela, esquecida pelas operadoras e que agora poderão ter um serviço de qualidade”, salientou o prefeito.

José Eustáquio agradeceu a presença do ministro, de todos os prefeitos da região e, principalmente, do ex-prefeito e ex-deputado José Humberto Soares, que hoje ocupa a gerência de Governança da Telebras e que possibilitou a vinda do Ministro à cidade, uma vez que a Telebras é uma das parceiras do programa, quanto ao satélite brasileiro que já está em órbita. 

O prefeito ainda entregou ao Ministro duas cestas de produtos das empresas Cemil e Coopatos com exemplares de produtos fabricados em nossa cidade.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS