Patos em Destaque
Unipam
Libertadores da América
Campeonato Brasileiro
SindComércio - Patos de Minas

PRODUTORES RURAIS DE URUCUIA APRENDEM SOBRE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO COM O SENAR

Graças à parceria do Sindicato dos Produtores Rurais do município com o Senar Minas, eles fizeram o curso de Irrigação por Aspersão

WESLLEY RAPHAEL
TERÇA-FEIRA, 10/07/2018
Produtores rurais de Urucuia aprendem sobre irrigação por aspersão com o Senar

Entramos na segunda metade do ano, e muitos produtores rurais já começam a se preocupar com a seca, que afeta consideravelmente a agricultura e a pecuária. Mas em Urucuia, no norte de Minas, criadores de gado leiteiro estão preparados para enfrentar esse período difícil. Graças à parceria do Sindicato dos Produtores Rurais do município com o Senar Minas, eles fizeram o curso de Irrigação por Aspersão.

Segundo o instrutor do curso, João Renato Costa, os participantes aprendem como operar o sistema de irrigação corretamente e também a dar manutenções para manter o sistema sempre em funcionamento. “Normalmente, os produtores rurais pagam caro por esse sistema e não sabem utilizá-lo, não sabem as técnicas de operação nem dar manutenção, e por isso, acabam perdendo o que investiram, além é claro, de perderem as plantações, muitas vezes”. No caso de Urucuia, onde predomina a atividade leiteira, os produtores rurais plantam para alimentar os animais. Por isso, se faltar alimento pode faltar leite e, consequentemente, faltar renda para o sustento familiar.

João Gomes é produtor de leite há muitos anos. Atualmente, tira aproximadamente 200 litros por dia, de apenas 15 vacas em lactação, ele tem 30 ao todo. O principal alimento é o silo, feito com capim e milho, que são plantados em uma área de 30 hectares. João conta que pretende aumentar a produção de leite para até 400 litros por dia, e para isso está adquirindo mais vacas. Além disso, adquiriu um sistema de irrigação por aspersão para as lavouras. “Nesse período seco do ano, as lavouras são muito prejudicadas e a melhor solução é a irrigação. Comprei o sistema, mas não sabia utilizá-lo, por isso quis fazer o curso. Agora estou confiante que desta vez, a seca não vai atrapalhar”.

“Nenhum dos participantes desse curso tinha conhecimento suficiente para operar o sistema de irrigação, mas agora todos aprenderam. Tenho certeza que não haverá mais tanto aperto nesse período”, conclui o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Urucuia, Antônio Passos Almeida.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08

Horoscopo do Dia
Copa do Brasil
Desenvolvido pela itsit.es