Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Produtores de Arinos, no noroeste mineiro, apostam na avicultura após curso do Senar

A mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Arinos, Odete Pereira, comenta que o curso foi um pedido dos produtores rurais, que estavam enfrentando muitos problemas.

por Weslley Raphael
18/09/2018 - 11h13

Pequenos produtores rurais de Arinos, na região noroeste do estado, estão investindo na criação de frangos e galinhas caipiras para tentarem uma nova fonte de renda familiar. Neste mês, eles fizeram o curso de Avicultura do Senar Minas, através da parceria com o Sindicato de Produtores Rurais da cidade.

O curso de Avicultura trata da construção de galinheiros, desinfecção e limpeza dos ambientes, produção de equipamentos para as aves com materiais reaproveitáveis, saúde das aves através de vacinação, manejo reprodutivo, alimentício e sanitário, e por fim trata de gestão, com ênfase em custos de produção de frangos e ovos.

A mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Arinos, Odete Pereira, comenta que o curso foi um pedido dos produtores rurais, que estavam enfrentando muitos problemas. “Eles enfrentavam principalmente a alta mortandade de aves por causa de doenças e a baixa produtividade de ovos. No curso eles se deram conta de que os problemas ocorriam por falta de conhecimento sobre manejo, planejamento e mercado. Agora eles estão dispostos a colocar todo o aprendizado em prática e estão apostando na avicultura como nova fonte de renda”.

Um dos participantes foi André Neto, que há cinco anos cria frangos e galinhas caipiras. Atualmente ele tem cerca de cem aves na propriedade, poderia ser mais não fossem as doenças que já atingiram as aves. “No tempo que estou nessa atividade, não teve um ano em que as doenças não atingiram minhas aves e praticamente todas morreram. Aí tive que começar tudo de novo. Só que agora estou confiante que isso vai mudar. No curso, aprendi a fazer a prevenção através da vacinação, já tirei duas remessas de pintinhos e vacinei todos. Esse é o começo de uma nova fase, tenho certeza que daqui em diante os resultados serão bem melhores”.

“O Senar tem trazido excelentes resultados para a região de Arinos, só temos a agradecer e abraçar os produtores rurais para que cresçam cada dia mais”, conclui a mobilizadora, Odete Pereira.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08

OUTRAS NOTÍCIAS