TeraByte

Covid-19: vacinação de adolescentes sem comorbidades é suspensa pelo Ministério da Saúde

Dessa forma receberão a vacina as pessoas de 12 a 17 anos com deficiência permanente e com comorbidades comprovadas

por Weslley Raphael
16/09/2021 - 16h59

Covid-19: vacinação de adolescentes sem comorbidades é suspensa pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde suspendeu a vacinação contra o coronavírus para adolescentes sem comorbidades, medida que será seguida pela Prefeitura de Patos de Minas. O comunicado, publicado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 na noite de ontem (15/9), restringe a aplicação do imunizante apenas a pessoas de 12 a 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privadas de liberdade.

A nota informativa do Ministério da Saúde tem como base as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que não recomenda a vacinação de adolescentes, embora estudos com a Pfizer mostraram que esse imunizante é seguro para menores. O comunicado cita também que os benefícios para o público de 12 a 17 anos sem comorbidades ainda não estão claramente definidos. 

Ainda como justificativa, o comunicado cita que houve redução na média móvel de casos e mortes por Covid-19, o que torna o cenário epidemiológico menos perigoso para os adolescentes sem condições de risco à saúde.

E o cadastro? – O comunicado do Governo federal foi divulgado exatamente no dia em que a Prefeitura de Patos de Minas abriu o cadastro para vacinação dos menores de 18 anos. A mudança em nada altera o processo das inscrições, uma vez que o sistema utilizado permite a filtragem por grupos. 

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que todos os adolescentes de 12 a 17 anos, mesmo sem comorbidades, façam o cadastro, até para que o município tenha os dados se ou quando for autorizada a administração de doses contra Covid-19 nesse público geral. 

Vale lembrar que tanto pessoas com deficiência permanente quanto com comorbidades devem apresentar comprovante dessa condição e termo de assentimento dos pais ou responsáveis para garantir o recebimento da vacina (clique aqui e saiba mais). 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS