Patos em Destaque Whats

Câmara Municipal outorga a Medalha de Mérito da Consciência Negra Antônio Basílio Leal – Tonho do Prego

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Legislativo patense condecorou 16 pessoas da etnia negra que se destacam, no município de Patos de Minas

por Weslley Raphael
20/11/2019 - 18h09

A Câmara Municipal de Patos de Minas celebrou o Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, 20 de novembro, com a entrega da Medalha de Mérito da Consciência Negra "Antônio Basílio Leal – Tonho do Prego" a 16 pessoas da etnia negra que se destacam em atividades socioeconômicas e/ou no envolvimento em atividades educacionais, culturais, esportivas, sociais e políticas.

A entrega da medalha foi realizada na noite de terça-feira, dia 19 de novembro, durante sessão especial no Legislativo patense, ocasião em que o plenário foi pequeno para tantos agraciados, familiares, amigos, autoridades e imprensa que prestigiaram o evento. Este ano de 2019 é o primeiro de entrega dessa homenagem, outorgada no terceiro ano da legislatura e prevista na Resolução n.º 292, de 4 de agosto de 2017, originada de projeto de resolução de autoria do vereador Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil.

Na ocasião, também foi entregue a Medalha de Mérito de Destaque Rural "Dr. Moacir Viana de Novaes" ao senhor Antônio Borges de Arvelos - pelo destaque na área de produção ou de liderança comunitária – uma vez que o agraciado não pôde comparecer no dia da respectiva honraria.

De acordo com o autor da homenagem da Consciência Negra, a denominação da medalha de Antônio Basílio Leal – Tonho do Prego se justifica considerando que "a população de Patos de Minas deve muito a esse saudoso cidadão, vereador e presidente da Câmara Municipal em 1980/1981, líder estudantil, além de músico excepcional, que tanto contribuiu para a cultura, a política e a formação de muitos jovens de nossa cidade".

O presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, vereador Vicente de Paula Sousa, além de ressaltar a importância dos condecorados, reforçou o significado do Dia da Consciência Negra: "momento de reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil e no mundo, seja por meio da música, da política, da religião, da gastronomia, entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra".

A homenageada Eliane Alves Silva falou em nome dos demais agraciados e arrancou fortes aplausos da plateia. Em seu discurso, Eliane valorizou a contribuição histórica do negro no Brasil e no mundo, reverenciou os ancestrais, refletiu sobre a posição dos negros na sociedade e conclamou a todos a continuarem lutando contra o racismo. Como professora de educação infantil e anos iniciais, Eliane também contou sobre o projeto que desenvolve com crianças na luta contra o preconceito: "Eu quero ensinar aos meus alunos perceberem as pessoas negras do seu convívio como belas, inteligentes, sensíveis e altamente capazes de realizar o bem comum. E, sobretudo, que nós, somos ricos na diversidade!".

A homenageada Eliane Alves Silva também saudou os demais agraciados e reforçou que, apesar de não os conhecerem, acredita que todos pertencem a um "quilombo" que os une, e que todos nutrem um objetivo em comum: "desconstruir a imagem negativa que se construiu da pessoa negra ao longo da história". Ao final, Eliane assegurou: "O quilombo está montado, nós não vamos retroceder, enquanto houver racismo haverá resistência!"

Como representante do Legislativo Municipal, discursou o Vereador Waltinho da Polícia Civil. Criador da honraria, o parlamentar valorizou tanto os agraciados quanto o patrono da homenagem, Tonho do Prego, pela relevante contribuição para a sociedade patense. O vereador também abordou as conquistas históricas do negro e o Dia da Consciência Negra: "ocasião perfeita para nos dedicarmos à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade Brasileira".

O vereador Waltinho reforçou, ainda, a necessidade da inserção de políticas públicas voltadas para a área e de mais engajamento do poder público, privado e sociedade civil em projetos que possam fortalecer e ampliar a defesa dos direitos da população negra. Para finalizar, o vereador Waltinho manifestou: "Que possamos todos, nesta noite, ao ouvir todas as histórias e depoimentos, repensar a nossa postura de cidadão e no que temos colaborado para que todos possam ter realmente liberdade, dignidade e cidadania".

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS