Patos em Destaque Whats

Palestra na FIEMG Regional Alto Paranaíba alerta para Obrigações Legais Ambientais

Evento apresentou o calendário de obrigações de 2018

por Weslley Raphael
16/03/2018 - 11h35

Empresários e consultores participaram do evento Obrigações Legais Ambientais, promovido pelo Sistema FIEMG, por meio da Regional Alto Paranaíba e do SESI (dentro do Programa Minas Sustentável). O objetivo foi orientar industriais e profissionais de empresas para o cumprimento das Obrigações Legais Ambientais no decorrer de 2018 e para as alterações nas normas de licenciamento ambiental promovidas pela DN 217/2017, que entraram em vigor no dia 06/03/18. O evento contou com a representação de 12 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.

A advogada de Meio Ambiente do Sistema FIEMG, Sílvia de Freitas Xavier apresentou as orientações quanto ao Cadastro Técnico Federal e Estadual; Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental; Relatório Anual de Atividades: Inventário de Resíduos Sólidos Industriais e procedimentos para a Declaração de Áreas Contaminadas.

O analista ambiental da FIEMG, Deivid Lucas de Oliveira, abordou o tema Gestão de Recursos Hídricos e destacou procedimentos de outorga de direito e uso de recursos hídricos. Ele falou ainda  sobre o novo cadastro do Sistema Federal de Regulação de Uso – REGLA; Declaração Anual de uso de Recursos Hídricos; Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos em Minas Gerais – SISCAD; procedimentos para definição de restrição de uso de Águas Subterrâneas e enquadramento de águas superficiais; declaração de carga poluidora; cobrança pelo uso da água e obrigatoriedade de instalação de medidores.

O superintendente da SUPRAM Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, José Vitor Resende, também, participou do evento e esclareceu sobre a Deliberação Normativa do COPAM 2017/17, que estabelece novos critérios para licenciamento ambiental em Minas Gerais. Durante o evento, o diretor regional do IEF, Washington Luiz falou sobre a atuação do Instituto, dentro das novas diretrizes do Governo Estadual.

Os palestrantes alertaram os empresários para o cumprimento de prazos estabelecidos nas normas e legislações e também, para que busquem se orientar sobre as normativas que enquadram as indústrias, para não incorrerem em penalidades ou multas previstas em Lei.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG Regional - Alto Paranaíba.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS