Patos em Destaque Whats

Alunos de Medicina Veterinária apresentam Projeto Integrador para pecuaristas

Na oportunidade, foi ministrada a palestra com o tema “Afecções Podais em Bovinos de Leite e Tratamentos”, ministrada pela Médica Veterinária, Thatiane Kievitsbosch

por Weslley Raphael
14/05/2018 - 19h18

Alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) apresentaram na última quinta-feira (10), aos pecuaristas da região de Quintinos (distrito de Carmo do Paranaíba), o Projeto Integrador “Simulação dos Impactos Econômicos da Brucelose Bovina em Rebanhos Produtores de Leite”.

O projeto foi desenvolvido sob orientação do professor Flávio Almeida e foi apresentado na reunião promovida pela coordenadora do Departamento de Organização de Quadro Social (OQS), da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (CARPEC), Cláudia Ramos.

De acordo com a pecuarista da fazenda Boa Vista, Vânia Moreira, a apresentação do trabalho foi de extrema relevância. “A informação é a chave para a prevenção e combate de doenças como a Brucelose”, ressaltou. Ela disse ainda que foi possível esclarecer dúvidas quanto aos impactos econômicos causados pela disseminação da doença no rebanho. “Também tivemos a oportunidade de esclarecer medidas de controle da Brucelose e as estratégias que podem ser adotadas para melhorar a produtividade”, afirmou Vânia Moreira.

A Brucelose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus que acomete principalmente rebanhos bovinos e também pode ser transmitida para o ser humano. A vacinação contra a brucelose é obrigatória e faz parte do programa de erradicação e prevenção da doença. Uma medida para evitar futuros problemas reprodutivos dos animais e também a contaminação de humanos.

Além dos impactos diretos, há ainda impactos indiretos que podem acometer o pecuarista de cria que esteja com problemas de Brucelose em sua propriedade, dentre eles está a perda no rendimento produtivo de leite que é 15% menor nas vacas brucélicas, podendo resultar em bezerros mais fracos e, consequentemente, gerar diminuição na receita do produtor.

Na oportunidade, foi ministrada a palestra com o tema “Afecções Podais em Bovinos de Leite e Tratamentos”, ministrada pela Médica Veterinária, Thatiane Kievitsbosch.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS