UNIPAM

Colmeia realiza a sua segunda reunião virtual em Patos de Minas

Vários foram os pontos de pauta debatidos durante a reunião on-line que durou 3 horas e meia

por Weslley Raphael
10/07/2020 - 10h20
O Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia Patos), realizou na manhã de quarta-feira, 8 de julho, na sede da Copasa, a sua segunda reunião virtual pelo Google Meet (serviço de comunicação por vídeo), com encontro presencial apenas dos membros da diretoria executiva e participação de muitos conselheiros pelas redes sociais. Os integrantes da direção do Colmeia utilizaram de todas as medidas sanitárias e de biossegurança como o uso de máscaras e higienização das mãos.
 
Vários foram os pontos de pauta debatidos durante a reunião on-line que durou 3 horas e meia. Os itens previstos na pauta foram o seguintes:1 – Abertura oficial pela presidente do Colmeia, Geize Carla Soares Marques; 2 - Leitura da Ata da última reunião do Coletivo Local de Meio Ambiente; 3 - Relatório técnico sobre os materiais fornecidos pela COPASA para construção das cercas para proteção de Mananciais e Nascentes. Recomendação técnica sobre os arames e mourões; 4 - Informações sobre cronograma de intervenções na área do Córrego Bauzinho em Pindaíbas, com técnica de terraceamento (construção de curvas de nível, bolsões nas estradas, etc, para conservação do solo); 5 – Construção de bebedouros nas áreas de preservação permanente, uma vez que o código florestal proíbe o acesso de animais nessas áreas. 6 – Tecnologias sociais – Construção de SAFs, biodigestores sertanejos, cisternas de captação de água de chuva, fossas sépticas; 7 -  Indicação de Tesoureiro Interino no período de 4 de junho a 15 de novembro, por motivo do afastamento do tesoureiro José Lucilo da Silva Júlio (Duda) pré-candidato nas Eleições 2020; 8 - Outros informes de interesse socioambientais.
 
A abertura oficial da reunião foi feita pelo vice-presidente do Colmeia, Civuca Costa que apresentou aos participantes uma dica de boa leitura, principalmente em tempos de pandemia com o #fiqueemcasa, exibindo no vídeo a capa do livro "O Homem que Plantava Árvores" do escritor francês Jean Giono. "Uma obra incrível, enxuta, simples e de fácil leitura. Um conto de ficção que se assemelha muito com a realidade. Um livro encantador com uma história inesquecível. Uma lição de vida e exemplo para todos nós militantes da área ambiental. Vale a pena ler", destacou Civuca Costa em sua apresentação.
 
O secretário do Colmeia, Fernando Eugênito Corrêa, após a leitura da ata da última reunião do Coletivo, informou aos participantes o processo de intervenções na área do córrego Bauzinho na comunidade de Pindaíbas, com o feitio de barraginhas, curvas de nível e bolsões como medidas para a conservação das estradas rurais e vicinais onde os programas Pronascentes e Pró-Mananciais estão atuando no momento.
 
Participaram também da conferência on-line do Colmeia diretamente da central de Belo Horizonte, Wanderlúcio Rocha (Coordenador da Unidade de Serviço de Controle Ambiental da Copasa - MG)  e Alessandro Palhares (Gerente da Unidade de Serviço de Controle Ambiental da Copasa - MG), que responderam as dúvidas e questionamentos dos conselheiros e participantes durante a reunião do Coletivo Local de Meio Ambiente, sobre a atuação e participação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais nos projetos e programas do Colmeia Patos e Pró-Mananciais.
 
O assunto mais polêmico e importante que tomou uma boa parte da reunião foi a questão do uso de arame liso ou farpado no cercamento de nascentes da zona rural. Segundo orientações ambientais e do próprio Ibama a melhor recomendação é a utilização do arame liso em áreas de preservação permanente e recargas hídricas, principalmente na parte inferior da cerca para não ferir, machucar ou mesmo matar animais silvestres e indivíduos da mastofauna terrestre que tentam atravessar o cercado. Inclusive nas diretrizes ambientais do Codema preveem o uso do arame liso em todas as fileiras de cercas ou alambrados de medidas compensatórias de loteamentos e construções imobiliárias em Patos de Minas. Porém, em alguns casos da aquisição de material com estacas, mourões e arame, mesmo com a recomendação técnica do Colmeia, o tipo de fios de arame chegaram trocados contrariando muitos produtores rurais das comunidades onde o Programa Pró-Mananciais desenvolver a ação de proteção e preservação de nascentes. Ao final da discussão ficou definido pelos conselheiros que diante o fato será construído nesta etapa no Distrito de Bom Sucesso o cercamento misto incluindo tanto o arame farpado como o arame liso para não perder o material adquirido.
 
Será elaborado projeto técnico para a instalação de bebedouros próximos a nascentes para evitar o pisoteamento de animais, principalmente o gado. Os bebedouros deverão atender a necessidade de cada propriedade rural e da situação geográfica de cada solo área de recarga hídrica e microbacia. "A construção de bebedouros irá minimizar os impactos ambientais, evitando a presença de animais e assim será mais um ganho de proteção ao meio ambiente", explica a bióloga Eni Amaral, coordenadora do Programa Pronascentes.
 
O conselheiro e tesoureiro do Conselho Integrado do Meio Ambiente - Cima, Geraldo Arcanjo Nogueira foi indicado e eleito como o tesoureiro interino do Coletivo Local de Meio Ambiente no período de 15 de julho a 15 de novembro, em substituição ao conselheiro José Lucilo (Duda), prazo de 4 meses antes das eleições municipais de 2020.
 
Foi apresentado pela presidente do Colmeia, Geize Soares o projeto de parceria entre o Programa Pró-Mananciais da Copasa e o Município, e a proposta da Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, para a continuação do cercamento das microbacias do córrego de Bom Sucesso na comunidade de Bom Sucesso, distrito de Patos de Minas. A primeira etapa foi executada pelo Pró-Mananciais por meio de recursos da Copasa e contou com mais de 12 mil metros de cerca. Ficou aprovado no final da reunião do Colmeia que o restante de cercamento num total de 43 mil metros de cerca será executado pela Codevasf ainda este ano. O projeto de diagnóstico e geoprocessamento das nascentes em Bom Sucesso já foi elaborado e a etapa final será a proteção e cercamento dos restante das nascentes que compões a área de preservação naquele distrito.
 
Ao final da reunião on-line do Colmeia Patos, o vice-presidente do Coletivo Local de Meio Ambiente, Civuca Costa, reiterou entre os conselheiros sobre a formação de comissões que irão acompanhar e fiscalizar as obras de construção do Centro de Educação Ambiental de Patos de Minas, que são as câmara técnicas de monitoramento das edificações e instalações do Ceam no Parque Municipal do Mocambo. A próxima reunião da direção do Colmeia está prevista para o próximo dia 19 de agosto, via on-line pelo Google Meet na sede da Copasa em Patos de Minas.
 
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.
Fonte: : Ascom COLMEIA Patos.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS